
Sempre à frente quando o assunto é inovação, a Duratex reafirma seu compromisso de investir nas mais avançadas tecnologias para oferecer produtos com a melhor qualidade e design. Entre eles, destaca-se o MDF de Eucalipto. Produzido a partir de madeira de reflorestamento certificada, o MDF da Duratex é encontrado em quatro opções: MDF; MDF Ultra, que possui opções com tripla proteção, garantindo maior resistência à umidade e defesa contra cupins e bactérias; MDF Revestido, com mais de 70 padrões de cores, desenhos e texturas diferenciadas e MDF Fire, primeiro do mercado brasileiro a se enquadrar nas especificações exigidas pela Instrução Técnica 10 do Corpo de Bombeiros relacionada à propagação de chama e densidade óptica de fumaça.
Indicado para produção de móveis residenciais e comerciais, o MDF de Eucalipto possui um aspecto mais robusto, garantindo não só móveis de altíssima qualidade e durabilidade como também um bom desempenho nos processos de furação e usinagem. Por se tratar de uma composição com fibras mais curtas, é mais resistente a rachaduras e quebras. Assim, as furações ficam perfeitas e bem definidas, permitindo encaixes mais firmes e assegurando uma boa montagem dos móveis. Esta característica também auxilia a reduzir o arrepiamento, garantindo uma melhor qualidade no corte e, consequentemente, um produto final com acabamento superior e robustez. O MDF de Eucalipto também proporciona maior “agarre” (fixação) dos parafusos com menor quantidade de quebras na fixação deles.
Renata Braga, Gerente de Marketing e Produtos da Duratex, destaca o compromisso e a parceria da Duratex com o setor de marcenaria. “A Duratex investe constantemente na criação de produtos que possam atender às exigências do mercado e ofereçam condições, principalmente, ao profissional de marcenaria de entregar um trabalho com um nível superior de qualidade”, afirma.
No entanto, alguns cuidados devem ser observados para que o trabalho com o MDF de Eucalipto Duratex atenda às necessidades de cada projeto. O marceneiro deve estar atento ao utilizar alguns equipamentos, como por exemplo: para os discos de serra, é indicado o uso de dentes do tipo reto-trapezoidal, além de discos com diâmetros 250 mm e 72 dentes ou 300 mm e 96 dentes que produzem um corte com melhor qualidade. Nesse caso, recomenda-se também que a serra esteja a uma altura entre 10 mm a 15 mm acima do painel que está sendo cortado, proporcionando a saída normal dos cavacos, evitando assim a vibração do disco e conferindo melhor qualidade ao corte.
Eucalipto X Pinus
A principal diferença entre os painéis em Eucalipto ou em Pinus estão na morfologia das suas fibras. O primeiro possui uma fibra mais curta e o segundo, uma fibra mais longa. As fibras curtas, presentes no MDF de Eucalipto, proporcionam melhor estabilidade dimensional e também melhor usinabilidade, pois ficam mais agregadas umas às outras pela resina, o que faz com que ocorra menor variação dimensional, maior estabilidade em peças mais longas e melhor acabamento na usinagem das peças.
Sobre a Duratex
A Duratex S.A. é uma empresa brasileira, privada e de capital aberto, controlada pela Itaúsa – Investimentos Itaú S.A – e pela Companhia Ligna de Investimentos. Com as marcas Deca, Hydra e Durafloor, é considerada uma das 10 maiores empresas do mundo nos setores nos quais atua e a maior produtora de painéis de madeira industrializada e pisos, louças e metais sanitários do Hemisfério Sul.
Com sede em São Paulo, possui 15 unidades industriais estrategicamente localizadas (Estados de Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo), além de três fábricas de painéis na Colômbia, a Tablemac. A Duratex também é proprietária da Caetex, joint venture criada para o plantio de florestas de eucalipto em Alagoas.
Suas ações estão listadas no Novo Mercado (o mais elevado padrão de Governança Corporativa) e na versão 2016/2017 do Índice de Sustentabilidade Empresarial da BM&FBovespa – ISE.
Por Renata Maffeis