The Navigator Company continua sua expansão no setor tissue e assina um contrato com a Voith para o fornecimento de uma nova máquina tissue XcelLine. A linha de produção foi projetada para produzir papel tissue de alta qualidade de forma sustentável, maximizando o uso da celulose de eucalipto. A nova instalação tissue será integrada à planta existente em Cacia, Portugal, onde a empresa opera uma das maiores produções de celulose da Europa.
O escopo de fornecimento inclui as mais recentes tecnologias da Voith para minimizar o consumo de energia e alcançar a máxima eficiência no uso de fibras curtas. Com destaque, a prensa de sapata NipcoFlex T foi um fator-chave para a escolha da Voith. Em função dessa tecnologia, a necessidade de energia térmica pode ser substancialmente reduzida. A máquina tissue foi projetada a uma velocidade de operação de 2.000 m/min e produzirá anualmente 70 mil toneladas métricas de papel higiênico e papel toalha de alta qualidade a partir da celulose, com uma largura de 5.600 mm. O start up está programado para o segundo semestre de 2018. Com esse novo investimento, a capacidade total de produção de tissue da The Navigator Company aumentará para 130 mil toneladas anuais.
A nova linha de produção de tissue será equipada com equipamentos e sistemas que favorecem a facilidade na operação e uso eficiente de energia, como a tecnologia de refinação Pluralis, a caixa de entrada MasterJet, o Yankee de chapa de aço EvoDry T e o EcoHood T. Outro destaque desse projeto é as soluções Papermaking 4.0, incluindo a inovadora plataforma de automação ComCore.
The Navigator Company é uma das principais produtoras europeias de celulose e papel. Possui uma capacidade total de 1,6 milhões de toneladas anuais de papel amplamente integrada com a produção de celulose, com mais de 3 mil funcionários. Como parte de seu plano de desenvolvimento para um novo ciclo de crescimento, em 2015, The Navigator Company adquiriu uma sólida fabricante de tissue, a AMS-BR Star Paper, S.A.
Sobre a Voith Paper
A Voith Paper é uma divisão do Grupo Voith e é uma das parceiras líderes e pioneiras na indústria papeleira. Em constante inovação, a Voith Paper otimiza o processo de fabricação de papel com seu foco no desenvolvimento de produtos que preservam os recursos, reduzindo dessa forma o consumo de energia, água e fibras.
Sobre a Voith
Há 150 anos, as tecnologias da Voith vêm inspirando clientes, parceiros de negócios e colaboradores no mundo inteiro. Fundada em 1867, a Voith possui atualmente cerca de 19 mil funcionários gerando uma receita de 4,3 bilhões de euros. Opera filiais em mais de 60 países e é uma das maiores empresas familiares da Europa. Como líder tecnológica, a Voith estabelece padrões nos mercados de energia, petróleo e gás, papel, matérias-primas e transporte & automotivo.
Sobre a The Navigator Company
Depois de sua redefinição em 2016, The Navigator Company é a nova denominação do antigo grupo Portucel Soporcel. A empresa é a terceira maior exportadora em Portugal, gerando o maior valor agregado nacional. O Grupo representa cerca de 1% do PIB de Portugal e aproximadamente 3% das exportações totais de bens do país. Em 2016, a Companhia atingiu um novo recorde histórico de produção de papel, com um volume de negócios anual de aproximadamente 1,6 bilhões de euros.
Tendo consolidado a sua posição como principal fabricante europeia e a quarta maior do mundo, de papel e papel de impressão não revestido de madeira (UWF), The Navigator Company também é a maior produtora europeia de BEKP (Bleached Eucalyptus Globulus Kraft Pulp), quinta maior no mundo, e entrou no mercado tissue, onde espera se tornar um dos principais players do continente. Como uma empresa florestal verticalmente integrada tendo seu próprio instituto de pesquisa florestal RAIZ, administra vastas áreas florestais em Portugal certificadas pelos sistemas FSC® e PEFC ™ (licença FSC C010852 e licença PEFC 13-23-001) e possui capacidade de produção anual de 1,6 milhões de toneladas de papel, 1,4 milhões de toneladas de celulose (1,1 milhões de euros integrados em papel), gera 2,5 TWh de energia, totalizando um volume de negócios anual de cerca de 1,6 bilhões de euros.
Por Elisandra Escudero | LVBA Comunicação
Imagens: Voith | Divulgação