Representantes da climate tech brasileira brCarbon irão apresentar seus artigos durante evento da Agência Espacial Europeia
.
Os resultados do uso pioneiro de um drone com sensor LiDAR (do inglês Light Detection and Ranging) no mapeamento dos estoques de carbono em florestas da Amazonia e do Cerrado serão apresentados durante a conferência da Agência Espacial Europeia sobre o mercado de carbono global (EO for Carbon Market Forum). O evento ocorrerá entre os dias 3 e 5 de outubro em Frascati, na Itália, onde haverá duas apresentações de representantes da climate tech brasileira brCarbon com trabalhos sobre o monitoramento dos créditos de carbono na floresta Amazônica e no Cerrado.
.
A empresa, que tem sede em Piracicaba (SP), começou a utilizar o sistema drone-LiDAR em 2022, adicionalmente às medições realizadas em campo. “Além de gerar mapas de carbono precisos, o uso do drone com o sensor LiDAR gera dados para o monitoramento de degradação como incêndios e outros impactos potenciais devido às alterações climáticas nos ecossistemas de savana tropical”, explica Silvio Henrique Menezes Gomes, Analista de Mensuração Florestal, que apresentará o artigo “Aumentando a confiabilidade dos créditos de carbono: estimativa de carbono com drone-LiDAR para REDD+ na savana brasileira (Cerrado).
.
O mapeamento mais preciso também garante maior transparência aos relatórios gerados de crédito de carbono, segundo o trabalho “Monitoramento de estoques de carbono de dois projetos de REDD+ da Amazônia brasileira utilizando drone-LiDAR”. “Essa abordagem está revolucionando as práticas de monitoramento das florestas, contribuindo para a melhoria da conservação e dos esforços na mitigação da mudança climática”, conclui Danilo Roberti Alves de Almeida, Diretor Técnico de REDD+.
.
.
Sobre a brCarbon
.
A brCarbon (BRC) é uma empresa que promove soluções baseadas na natureza com recursos financeiros do mercado de carbono para mitigar os efeitos das mudanças climáticas globais. Atua com estratégias e tecnologias inovadoras para viabilizar ações de conservação florestal, restauração ecológica e agropecuária e extrativismo sustentável, além de desenvolvimento das comunidades locais. Fundada em novembro de 2020 e com sede em Piracicaba (SP), conta com uma diretoria técnica com 15 anos de experiência no mercado voluntário de carbono.
.
By Lilian Philippi | Pr.comuniquese1
Imagens: Créditos Gabriel Delamuta/BRCarbon
.
————————
Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail [email protected]. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.
Conheça outros de nossos canais do setor: