Manejo florestal e madeira legal em destaque no CASACOR Rio

CRAS Madeira reuniu arquitetos e decoradores para falar da importância da certificação da matéria-prima dos produtos usados nos projetos de reforma e construção

Com exemplos práticos de como é a realidade de um manejo florestal sustentável legalizado, demonstrando como é feita a exploração planejada e cuidadosa da floresta, a CRAS Madeira reuniu cerca de 30 arquitetos e decoradores no CASACOR Rio de Janeiro para uma palestra com Bruno Simionato Castro, coordenador de Certificação Florestal do Imaflora. Ele mostrou para os participantes que a extração da madeira pode ser uma aliada para manter a floresta em pé, com seus mecanismos ecológicos em funcionamento, minimizando os impactos da atividade e permitindo que ela se recupere para continuar fornecendo seus produtos e serviços a longo prazo.

“Hoje em dia a atividade legalizada de exploração madeireira na Amazônia ainda é confundida com atividade ilegal, com destruição da floresta e dos ecossistemas, o que não é o caso, há empresas muito sérias que se preocupam com essa questão”.

O evento, realizado na quinta-feira (17), fez parte do patrocínio da CRAS Madeira ao CASACOR. A empresa também está na mostra fornecendo madeiras nobres para os espaços dos arquitetos Cadé Marino, Diego Raposo e Pedro Rabelais. “Temos batido muito nessa tecla da importância da madeira legalizada e certificada, porque estamos vendo essas catástrofes climáticas cada vez mais frequentes e a preservação da floresta é um dos fatores que mais podem frear esse quadro extremamente preocupante”, explica Rodrigo Chitarelli, diretor-presidente da CRAS Brasil.

Chitarelli lembra que a madeira tem sido vista com cada vez mais frequência em projetos pelo Brasil, tanto pela questão estética como também por atuar como isolante térmico, ajudando a manter estáveis as temperaturas cada vez mais extremas. Ela é totalmente ecológica e contribui para a sustentabilidade, desde que seja proveniente de manejo sustentável e tenha origem de procedência comprovada.

A CRAS Madeira realiza seu manejo florestal no Pará, extraindo madeira de espécies nativas, e adota uma abordagem rigorosa que respeita a maturação natural das árvores. Este método assegura que a área possa se regenerar e continuar a desempenhar seu papel na absorção de carbono, contribuindo para mitigar os efeitos das mudanças climáticas.

Além disso, uma nova tecnologia implementada pela companhia permite que o consumidor final saiba com precisão de onde vem a madeira do produto que ele está adquirindo. Para isso, basta solicitar na hora da compra a opção de rastreio da madeira. A leitura é feita por meio de um QR Code, que indica a espécie com seu nome científico e o manejo florestal contendo o número da autorização de exploração florestal emitida pelo IBAMA. A tecnologia utilizada mostra no mapa a área exata na floresta da madeira colhida que deu origem ao produto.

Como parte do plano de oferecer opções ecologicamente corretas para arquitetos, decoradores e construtores, a CRAS abriu um show-room em São Paulo dentro da loja Beach & Country da Artefacto, em agosto. No dia 3 de outubro, inaugurou uma loja própria no Casa Shopping, na Barra da Tijuca. E no ano passado havia aberto sua primeira unidade, em Itaipava (RJ).

Sobre a CRAS Brasil
Fundada em 2011, a CRAS BRASIL atua na originação, industrialização e comercialização de commodities agrícolas: agronegócio (processamento de amendoim), madeiras beneficiadas e trading (soja, milho, glicerina).

 Líder brasileira na exportação de óleo de amendoim para a China, a empresa também comercializa farelo de amendoim para nutrição animal no mercado interno, farelo de soja, comercialização de madeiras proveniente de manejo sustentável e com certificação FSC® como ipê, maçaranduba, angelim-vermelho, cumaru. Ainda possui unidades de energia e comercialização de glicerina bruta, refinada e sebo bovino.

 Sua matriz está localizada em Petrópolis (RJ) e possui empresas nas cidades de São Paulo (SP), Itaju (SP), Belém (PA), Cascavel (PR), Rio Verde (GO), Pequim (China) e Miami (FL, EUA).

 

By GWA Comunicação Estratégica

Compartilhe essa notícia

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email

Mais lidas

Colunistas

Chico Moreira

Consultor e engenheiro florestal.

Mario Coso

Engenheiro Florestal e Mestre em Administração. Partner na ESG Tech Consulting.