
Empresa do Grupo Lwart mantém Certificados do Sistema Integrado de Gestão, que evidenciam a preocupação e o compromisso com a qualidade e meio ambiente
A Lwarcel Celulose, uma das empresas do Grupo Lwart, produtora de celulose de eucalipto branqueada, recebeu da certificadora norueguesa DNV (Det Norske Veritas) a recomendação para a recertificação dos Sistemas Integrados de Gestão ISO 9001 (Qualidade) e ISO 14001 (Ambiental). Entre os aspectos verificados na auditoria, estiveram os processos envolvidos na produção, vendas e distribuição de celulose de eucalipto e processos corporativos.
Desde 2008, a Lwarcel possui a certificação ISO 14001, norma internacionalmente reconhecida que estabelece os requisitos de um sistema de Gestão Ambiental, que permite a uma organização desenvolver e praticar metas sustentáveis, controlando os impactos significativos sobre o meio ambiente e melhorar continuamente suas operações e negócios. E, desde 2011, a ISO 9001, específica para sistema de Gestão da Qualidade.
Neste ano, a auditoria foi conduzida mantendo novamente o foco no Fortalecimento do Sistema de Gestão Integrado nas interfaces com as partes interessadas, sendo ambiental com a comunidade e órgãos regulamentadores e de qualidade na busca de relações duradouras com os clientes. A Lwarcel foi reconhecida pelo auditor líder por seu compromisso e seriedade com a auditoria. O profissional destacou as equipes envolvidas e a evolução das pessoas como massa crítica e visão geral da organização a longo prazo.
Para o gerente de CPQ-MA da Lwarcel Celulose, Christiano Ometto Martini, que destacou a evolução observada a cada ano, “a recomendação da recertificação é uma conquista de todos. Dessa vez, tivemos uma auditoria noturna, que foi algo inédito. Já estamos há nove anos com essa certificação e o progresso é resultado da avaliação minuciosa de cada ajuste identificado, que é realizado dentro das nossas necessidades”.
Sobre a Lwarcel
Fundada em 1986, a Lwarcel Celulose produz, anualmente, mais de 250 mil toneladas de celulose de eucalipto branqueada – das quais 30% são destinadas à exportação -, que abastecem o mercado de papéis para imprimir, escrever, embalagens, papéis especiais e sanitários no Brasil e no exterior.
A Lwarcel Celulose tem planos de construir uma nova linha de produção em sua fábrica atual, o que representará uma adição de 750 mil toneladas/ano ao volume atual, atingindo a capacidade total de 1 milhão de toneladas/ano, gerando mais desenvolvimento para a região de Lençóis Paulista.
Na Lwarcel, a visão de crescimento está baseada em decisões que incorporam atitudes e princípios de gestão, com foco no desenvolvimento sustentável. Toda a madeira consumida pela Lwarcel é proveniente de florestas plantadas de eucalipto, que contam com investimentos contínuos em melhoramento genético e técnicas modernas em todas as etapas, do plantio à colheita. As florestas de eucalipto plantadas da Lwarcel possuem o sistema de manejo certificado pelo Forest Stewardship Council® – FSC® -, o que atesta que a Lwarcel utiliza práticas responsáveis em toda sua cadeia produtiva.
A empresa possui, ainda, o Sistema de Gestão da Qualidade certificado pela ISO 9001, desde 2011, e o Sistema de Gestão Ambiental certificado pela ISO 14001, desde 2008, sendo autossuficiente em energia elétrica produzida com combustíveis renováveis (biomassa e licor negro), que gera vapor e energia elétrica para o consumo próprio, para a Lwart Lubrificantes e para venda ao mercado.
Para saber mais sobre o compromisso da Lwarcel Celulose com a Sustentabilidade, acesse www.lwarcel.com.br.
Por Juliana Patez