Log-In Logística Intermodal investe em melhorias de eficiência energética da frota, resultando em uma redução de 26% nas emissões de CO2

Entre as ações adotadas estão a implementação de sistemas inteligentes de controle automático de desempenho dos motores, aproveitamento dos gases de descarga para geração de calor e otimização dos controles e softwares dos motores eletrônicos

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A LogIn Logística Intermodal, grupo de soluções logísticas, movimentação portuária e navegação de  Cabotagem e Mercosul, além de operações na ponta rodoviária, vem ampliando seus investimentos em programas e tecnologias que aprimoram a eficiência energética da frota da companhia, com o objetivo de reduzir as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), atendendo, desta forma, a agenda ESG (Enviromental, Social and Governance) da empresa, em seu pilar de redução de Impactos ao Meio Ambiente.

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Como resultado desta iniciativa, a companhia alcançou uma redução de 6,7% nas emissões diretas de sua frota e uma diminuição de 10,3% na intensidade de emissões de GEE nas operações do Grupo, se comparado a 2021. Além disso, quando considerado o período de 2020 a 2022, esse valor chega a 26%.

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Para alcançar esses resultados, as embarcações da companhia receberam uma série de retrofits, ou seja, melhorias que potencializam o desempenho dos navios, otimizam o consumo de combustível e reduzem a emissão de gases poluentes.

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As instalações desses equipamentos foram realizadas durante os ciclos de docagem ocorridos nos últimos dois anos. Em 2021, três embarcações da Log-In foram docadas: Log-In Resiliente, Log-In Endurance e Log-In Jatobá. Já em 2022, receberam a manutenção e os aprimoramentos os navios Log-In Jacarandá e Log-In Pantanal.

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De acordo com o Diretor de Operações da Log-In, Mauricio Trompowsky, as ações realizadas são essenciais não só para melhorar a qualidade do serviço prestado, mas, principalmente, para garantir proteção ao meio ambiente. “A Log-In tem realizado diversas iniciativas voltadas à descarbonização. Isto demonstra o compromisso da companhia com seus stakeholders por meio da implementação e do cumprimento de nossa agenda ESG, oferecendo serviços cada vez mais aderentes às demandas dos clientes e com um olhar atento às necessidades ambientais”, aponta.

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Os projetos implementados na Log-In têm como objetivo aumentar a eficiência dos navios na integração casco-hélice-motor, por meio de retrofits e utilização de tecnologia. Estes projetos envolvem sistemas inteligentes de controle automático de desempenho dos motores, melhor aproveitamento dos gases de descarga para geração de calor, softwares para aumentar a performance e eficiência dos motores eletrônicos e otimização do padrão de consumo durante as viagens. Todos esses fatores em conjunto aumentam a eficiência do consumo de combustível e, por consequência, reduzem a emissão de gases poluentes na atmosfera.

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Aprimoramento da frota

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As primeiras embarcações a receberem atualizações durante suas docagens foram o Log-In Endurance e o Log-In Jatobá, com a aplicação de tecnologia que permite o isolamento automático de uma das turbinas do motor. “Isto garante maior eficiência e melhor performance de nossas embarcações, ao mesmo tempo em que reduz o consumo de combustível e a emissão de poluentes”, afirma Trompowsky.

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O executivo explica ainda que, ao isolar uma das turbinas, é possível alcançar a mesma potência do motor com menor volume de combustível. “Com isso, em operações em baixas cargas, o motor alcança a mesma velocidade com uma demanda de combustível substancialmente menor, diminuindo, assim, o consumo de bunker e, consequentemente, a emissão de CO2”, esclarece.

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Outro importante projeto implementado na frota passa por empregar dispositivos para ampliar a eficiência propulsiva do navio, reduzindo as perdas devido ao processo de cavitação, recuperando parte da energia gerada pelas pás do hélice, além da redução de ruído subaquático e vibração, trazendo uma importante redução no consumo de combustível.

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Foi realizada ainda a adoção de tecnologia que monitora e ajusta, em tempo real, os principais parâmetros do motor. Desta forma, obtém-se um motor cada vez mais balanceado, de forma automatizada, diminuindo perdas e operando sempre com máxima eficiência, reduzindo as emissões e o volume de bunker consumido.

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Além destas inovações, as embarcações da frota da Log-In receberam, durante as últimas docagens, uma tinta anti-incrustante, de última geração, na parte do casco localizada abaixo da linha d’água, que reduz a incrustação, o atrito e, consequentemente, aumenta a eficiência hidrodinâmica da embarcação.

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A Log-In também implementou em sua frota, uma nova tecnologia que fornece, em tempo real, dados associados à velocidade, potência e consumo da embarcação, além de informações sobre as condições meteorológicas.

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O Diretor de Operações da Log-In comenta que as informações obtidas pela plataforma auxiliam diretamente a tomada de decisões pelo comandante do navio, tornando as operações ainda mais otimizadas, reduzindo a emissão de dióxido de carbono (CO2) e promovendo uma considerável economia no consumo de combustível. “Com os dados gerados pela plataforma em mãos, é possível seguir as melhores opções de rotas, verificar as condições do mar e, o melhor, alinhar estes dados com as configurações ideais para a operação do navio”, conta Trompowsky.

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De acordo com o executivo, após a implementação dos retrofits, a frota da companhia apresentou melhora significativa no consumo de combustível e na emissão de poluentes. “Conseguimos identificar uma redução importante no consumo de combustível nos navios, em comparação a 2022. Os resultados mostram que estamos no caminho certo, reforçando cada vez mais nosso compromisso com a agenda ESG”, aponta.

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Medições de CII e EEXI

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Desde janeiro de 2023, as medições de CII (Indicador de Intensidade de Carbono) e EEXI (Índice de Eficiência Energética de Navio Existente), estabelecidas pela IMO (Organização Marítima Internacional), tornaram-se obrigatórias para que todos os navios meçam sua eficiência energética e possam, consequentemente, reduzir as emissões de gases de efeito estufa.

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A partir disto, os investimentos realizados pela Log-In em tecnologias que aprimoram a  eficiência energética de sua frota estão diretamente relacionados à busca para que sejam atingidos os ratings requeridos pelas novas regulamentações da IMO (Organização Marítima Internacional).

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Neste sentido, no último relatório CDP (Carbon Disclosure Project) realizado pela empresa, referente ao ano de 2022, a Log-In obteve nota “B-“, que está acima da média mundial.

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Trompowsky destaca que a companhia realiza estudos e implementa projetos estratégicos com o intuito de adequar 100% de sua frota para o requerido pela IMO, tendo em vista que o cuidado com a natureza e com a sociedade como um todo sempre será uma prioridade para a organização. “A  cabotagem, por si só, já reduz em até 80% a emissão de carbono em comparação ao modal rodoviário. Em sinergia com esta vantagem do modal marítimo, a Log-In segue implementando programas e iniciativas que corroboram para a descarbonização no segmento, contribuindo assim para uma cadeia logística e sociedade mais sustentáveis”, finaliza.

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Sobre a Log-In Logística Intermodal

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A Log-In Logística Intermodal oferece soluções logísticas customizadas, movimentação portuária e navegação costeira integrada a outros modais e serviços, conectando, por mar e terra, o Brasil e o Mercosul. Atualmente, a empresa possui uma frota de oito navios porta-contêineres, sendo sete próprios e um afretado, com capacidade total de 21.550 TEUs e que oferecem serviços de navegação com rotas regulares integrando os principais portos do país à Argentina e ao Paraguai. A Companhia anunciou em 2021 a aquisição de dois novos navios que estão em construção em um estaleiro chinês e com previsão de entrega para os próximos meses.

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A Log-In também administra e opera o Terminal Portuário de Vila Velha (TVV), localizado no estado do Espírito Santo, além de dois terminais intermodais, um em Itajaí (SC) e outro no Guarujá (SP) com operações dedicadas. Há também as empresas adquiridas posteriormente, Tecmar Transportes e Oliva Pinto, compondo a torre de negócios do Transporte Rodoviário de Cargas e que trazem maior sinergia e integração entre os modais.

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Conheça mais os nossos serviços em:  www.loginlogistica.com.br.

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By Ana Carolina Costa | EPR

Imagem: Divulgação

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