
Técnicos do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) participaram nesta sexta-feira, 02, da V Semaflor – Semana Acadêmica de Engenharia Florestal. O evento teve início na última terça-feira, 29, no campus da Universidade Federal do Tocantins (UFT), no município de Gurupi, a 230 km de Palmas.
No período vespertino o engenheiro florestal e supervisor de Produtos e Subprodutos Florestais do Naturatins, Rodrigo Savio, ministrou palestra sobre a Legislação e o Licenciamento Florestal do Estado do Tocantins e também abordou a respeito do Sistema de Documento de Origem Florestal (DOF). Para o supervisor, a V Semana foi bastante apropriada, tanto para alunos quanto para graduados agregarem mais conhecimento.
O supervisor considerou ainda que, como o Naturatins é o órgão ambiental licenciador que realiza a gestão florestal no Estado, foi importante que os participantes entendessem a legislação vigente no Tocantins. “Na palestra destaquei aspectos de extrema importância para quem quer seguir a carreira de responsável técnico. Como por exemplo, elaborar um projeto, já que tudo é baseado na legislação. Assuntos que vão desde as regras de elaboração e prazos, até documentos e formas com que eles devem ser apresentados”, apontou.
Quem também ofereceu sua contribuição no evento foi engenheiro florestal do Naturatins, Felício Duarte. Para ele a V Semaflor foi muito relevante e fortaleceu o papel da universidade no ensino, pesquisa e extensão, abrindo as portas para a difusão do conhecimento de outros setores da cadeia produtiva. “Na palestra Produção de Madeira a Partir do Reflorestamento de Eucalipto, procurei demonstrar a importância dessa espécie exótica, como forma mitigadora da pressão sobre as florestas nativas, respeitando o bioma e ainda conforme a legislação estadual e nacional vigentes”, relatou.
Pela manhã o engenheiro agrônomo e Gerente de Cadastro Ambiental Rural (CAR) e Regularização, do Instituto, Jose Manzano, destacou a importância do CAR no Tocantins, ele disse que um encontro como a V Semaflor se constitui como muito importante. “Um evento como este, é uma oportunidade onde podemos levar informações sobre o CAR e sua relação direta com novos conceitos como mudanças, aplicações, reflexos, inserções e benefícios, apresentados pelo Novo Código Florestal Brasileiro (Lei 12.651/12). De maneira a atualizar os universitários e contribuir com a formação dos mesmos, que em breve estarão entrando no mercado de trabalho”, realçou.
Fonte: O Girassol