· O Ebitda ajustado da companhia atingiu R$ 595 milhões no segundo trimestre de 2017, aumento de 11% em relação ao mesmo período de 2016.
· Impulsionado pelo aumento das vendas de celulose, o volume de vendas total alcançou 777 mil toneladas no segundo trimestre de 2017, crescimento de 23% em relação ao segundo trimestre do ano passado.
· A Unidade Puma concluiu com êxito o processo de ramp up no segundo trimestre deste ano, atingindo o custo caixa de produção de celulose planejado pela Klabin.
· A estratégia da companhia para o segmento de conversão impulsionou as vendas dos produtos convertidos (embalagens de papelão ondulado e sacos industriais) no segundo trimestre deste ano, que foi de 190 mil toneladas, 8% maior que o segundo trimestre de 2016.
A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis do Brasil, líder na produção de papéis e cartões para embalagens, embalagens de papelão ondulado e sacos industriais, além de única empresa do País a produzir em uma mesma unidade industrial celulose de fibra curta, celulose de fibra longa e celulose fluff, registrou seu 24º trimestre consecutivo de crescimento nos resultados financeiros. A companhia atingiu R$ 595 milhões de Ebitda ajustado (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) no segundo trimestre de 2017, o que representa 11% de crescimento em relação ao mesmo período de 2016.
Neste segundo trimestre do ano, a companhia destaca em seu balanço financeiro o elevado e contínuo desempenho da Unidade Puma que, após a parada anual para manutenção, realizada no final de março deste ano, concluiu o processo de ramp up e atingiu volume de vendas de celulose de 337 mil toneladas no 2T17, resultado 12% maior na comparação com o 1T17. Do volume de vendas do segundo trimestre deste ano, 252 mil toneladas foram de celulose de fibra curta e 85 mil toneladas de celulose de fibra longa e fluff.
A performance da Unidade Puma impulsionou o volume total de vendas da Klabin no segundo trimestre de 2017, que somado ao bom desempenho das unidades de papéis e conversão, atingiu 777 mil toneladas (sem incluir madeira), volume 23% maior em relação ao segundo trimestre de 2016. A receita líquida de vendas totalizou R$ 1.984 milhões no segundo trimestre deste ano, 17% superior ao mesmo período do ano anterior.
Outro destaque é a evolução no volume de vendas dos produtos de conversão, no qual a Klabin cresceu 8% no segundo trimestre de 2017 em relação ao mesmo período do ano passado. Na comparação semestral, o aumento foi de 10% este ano em relação a 2016. Esse avanço foi incentivado pelas aquisições no mercado de papelão ondulado no final de 2016 (Embalplan e Hevi Embalagens) e demonstram a capacidade de adaptação e competitividade da Klabin em diferentes mercados e cenários adversos.
Investimentos
A Klabin investiu R$ 209 milhões no segundo trimestre de 2017, sendo R$ 43 milhões direcionados à Unidade Puma, R$ 64 milhões para as operações florestais, R$ 87 milhões destinados à continuidade operacional das fábricas e R$ 15 milhões em projetos de alto retorno que visam melhorar o desempenho da companhia em todos os segmentos em que atua.
Destaques Financeiros
Sobre a Klabin
A Klabin é a maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, única companhia do país a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff, e líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado e sacos industriais. Fundada em 1899, possui 17 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina.
Toda a gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável, buscando crescimento integrado e responsável, que une rentabilidade, desenvolvimento social e compromisso ambiental. A Klabin integra, desde 2014, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da BM&FBovespa. Também é signatária do Pacto Global da ONU e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, buscando fornecedores e parceiros de negócio que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.
Saiba mais: www.klabin.com.br
Por Giovana Savine