Klabin ganha Prêmio Melhores e Maiores Obras com o Projeto Puma II

A Unidade Ortigueira (PR), uma das mais modernas e sustentáveis fábricas de papel e celulose do mundo, foi reconhecida pelo Instituto de Engenharia e pela Central de Notícias da Construção

A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e soluções sustentáveis em embalagens de papel do Brasil, foi reconhecida pelo Instituto de Engenharia e pela ConVisão CNC – Central de Notícias da Construção com o Prêmio Melhores e Maiores Obras 2024, na categoria Indústria Pesada, pelo Projeto Puma II, no Paraná, atual Unidade Ortigueira. O anúncio foi feito durante a Semana Nacional de Engenharia, em cerimônia realizada na última terça-feira (27), em São Paulo.

O Projeto Puma II é considerado o maior ciclo de investimento da história centenária da Klabin, comprovando sua capacidade de crescimento sustentável aliado à tecnologia. O investimento de R$ 12,9 bilhões, maior aporte privado na história do Paraná, contemplou a construção das máquinas de papel 27 e 28, ambas já em operação, além de uma série de projetos de eficiência que suportam o funcionamento da Unidade, garantindo o uso de energia renovável, gestão inteligente de resíduos, tratamento de efluentes e iniciativas de redução de emissões atmosféricas.

A obra foi dividida em duas etapas, gerando mais de 33 mil empregos, entre diretos e indiretos. Além de estimular as empresas parceiras a contratarem trabalhadores da região dos Campos Gerais, no Paraná, a Klabin também valorizou a mão de obra local investindo em formação técnica nas comunidades de Ortigueira e Telêmaco Borba. Atualmente, a Unidade Ortigueira emprega cerca de 2 mil colaboradores.

Alinhado aos princípios da indústria 4.0, o Projeto Puma II incrementou a capacidade produtiva da Klabin em mais 900 mil toneladas de papéis/ano, fortalecendo também a integração da cadeia produtiva. Além disso, diversas iniciativas fomentam a circularidade nos processos produtivos, avançando em direção à Agenda 2030 da ONU e às metas definidas nos KODS – Objetivos Klabin para o Desenvolvimento Sustentável, que tem entre os compromissos a otimização máxima dos recursos, reinserindo resíduos nos sistemas produtivos.

Sobre a Klabin
Maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e de soluções sustentáveis em embalagens de papel do Brasil, a Klabin desponta como empresa inovadora, única do País a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff, além de ser líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado, sacos industriais e papel-cartão. Fundada em 1899, possui 23 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina, responsáveis por uma capacidade produtiva anual de 4,6 milhões de toneladas de celulose de mercado e papéis.

Toda a gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável, buscando crescimento integrado e responsável, que une rentabilidade, desenvolvimento social e compromisso ambiental. A Klabin integra, desde 2014, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da B3, e em 2020 passou a integrar o Índice Dow Jones de Sustentabilidade, com participação na carteira Global. Também é signatária do Pacto Global da ONU e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, buscando fornecedores e parceiros de negócio que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.

By Sonia Xavier / InPress Porter Novelli

————————

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail [email protected]. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.

​Conheça nossos ​portais, revistas e eventos​!

Compartilhe essa notícia

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email

Mais lidas

Colunistas

Chico Moreira

Consultor e engenheiro florestal.

Mario Coso

Engenheiro Florestal e Mestre em Administração. Partner na ESG Tech Consulting.