A palestra “Mata Atlântica e as RPPNs em Santa Catarina”, realizada na semana passada, pelo historiador, ambientalista e biólogo, Lauro Bacca, contou com o apoio da Klabin, em parceria com a Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi).
A iniciativa fez parte das comemorações ao Dia Mundial do Meio Ambiente, realizada pela Prefeitura Municipal de Lages (SC), ao longo do mês de junho. Em sua apresentação, o ambientalista falou sobre as RPPN’s no Brasil e no Estado de Santa Catarina, destacando a importância da Reserva Particular do Patrimônio Natural Estadual (RPPNE), mantida pela Klabin no Estado, e como a área contribui para a proteção e conservação da biodiversidade. Após a palestra, proferida na Câmara de Vereadores da cidade, o evento premiou os ganhadores do concurso de fotografias sobre a Mata Atlântica.
Unidades de Conservação permanentemente previstas por lei, as RPPNs foram criadas com o objetivo de colaborar com o manejo sustentável de matas nativas e manutenção da biodiversidade. Em Santa Catarina, a Klabin mantém o Complexo Serra da Farofa, que abrange os municípios de Painel, Rio Rufino, Bocaina do Sul, Urupema e Urubici. A área, destinada exclusivamente à conservação do meio ambiente e ao apoio a estudos científicos, possui grande relevância para a proteção da Mata Atlântica e reúne importantes formações vegetais, bem como espécies endêmicas e ameaçadas de extinção e possui cerca de 5 mil hectares de mata nativa preservada.
Durante o mês de junho, a Prefeitura também realizou diversas atividades de educação ambiental, com sessões de cinema, concurso de fotografia, peças de teatro e oficinas que tiveram como objetivo conscientizar sobre a importância da conservação da Mata Atlântica, um dos biomas mais ameaçados no planeta.
Sobre a Klabin
A Klabin é a maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, única companhia do país a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff, e líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado e sacos industriais. Fundada em 1899, possui 17 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina.
Toda a gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável, buscando crescimento integrado e responsável, que une rentabilidade, desenvolvimento social e compromisso ambiental. A Klabin integra, desde 2014, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da BM&FBovespa. Também é signatária do Pacto Global da ONU e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, buscando fornecedores e parceiros de negócio que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.
Saiba mais: www.klabin.com.br
Por Assessoria de Imprensa – Klabin In Press Porter Novelli