Para ampliar esforços e ações inclusivas internamente, empresa passa a ser signatária da Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial
Com o objetivo de dar novos passos em sua jornada de diversidade e inclusão no Brasil, a Kimberly-Clark, multinacional norte-americana de produtos de higiene pessoal, anuncia a sua adesão aos compromissos propostos pela Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial.
A Iniciativa é um movimento que busca a superação do racismo no ambiente corporativo e em toda a sua cadeira de valor. Representando mais de 800 mil pessoas e tendo um alcance global, o movimento reúne empresas e instituições comprometidas com a inclusão étnico-racial. Entre os focos da iniciativa está a promoção de programas perenes, em diversas frentes, com objetivos e metas institucionalizados visando a promoção da diversidade.
A Diretora de Recursos Humanos da Kimberly-Clark, Alessandra Morrison, reforça a importância de se vincular a instituições de renome e que fomentam discussões relevantes e ações concretas para a promoção de direitos e igualdade de oportunidades para todos. “Ao longo dos últimos anos, temos trabalhado em ações de diversidade e inclusão na companhia e sabemos que ainda há muito a ser feito dentro desta jornada. Essa iniciativa é mais um compromisso que estamos assumindo de ser agentes engajados com a busca por uma sociedade mais justa, inclusiva e feliz para todos”, reforça Morrison.
A iniciativa propõe que as empresas signatárias assumam 10 compromissos pela igualdade racial. Os objetivos são assumidos pela presidência e pelos executivos da companhia e visam promover um ambiente justo, seguro e de respeito para todas as pessoas por meio de ações de desenvolvimento profissional que gerem oportunidades iguais de trabalho e renda, pensando na companhia, na sua cadeia de valor e na sociedade. Também são previstas medidas educativas e de sensibilização e o comprometimento com o respeito à diversidade na comunicação, no marketing e no planejamento de produtos, serviços e atendimento aos clientes.
Além da recente assinatura do compromisso, a companhia vem atuando nos últimos anos em diversas ações e atividades educativas que envolvem colaboradores do Brasil e nas operações da América Latina, desde a liderança executiva até os times de campo, como área de merchandising, que interage diretamente com o consumidor. Nos últimos dois anos, por exemplo, foram realizados dezenas de encontros de diversidade entre os colaboradores, além de treinamentos e rodas de conversa com consultorias e especialistas em cada um dos pilares.
No pilar de diversidade racial, a empresa tem programas globais pensados para o desenvolvimento de líderes negros e acaba de lançar uma cartilha antirracista para todos os colaboradores no Brasil. A multinacional também tem investido em estratégias para aumentar a contratação de profissionais negros, desde cargos de estágio até de liderança. “Temos muitos avanços pela frente, mas entendemos que a nossa trajetória dentro destes pilares está apenas começando, onde daremos protagonismo para iniciativas concretas que permitam avançarmos em número e no desenvolvimento desta cultura inclusiva internamente”, completa Alessandra.
———————————————————————————————————————————————
VEJA: IRANI PAPEL E EMBALAGEM PROMOVE APICULTURA EM ÁREAS FLORESTAIS DE CAMPINA DA ALEGRIA
———————————————————————————————————————————————
A Kimberly-Clark já é uma empresa reconhecida por promover a equidade de gênero, sobretudo em cargos de liderança, e por estratégias bem-sucedidas visando o aumento nas contratações de PCDs. A companhia também fechou recentemente uma parceria com a Maturi, consultoria voltada em fomentar a presença de pessoas mais maduras, 50+, no mercado de trabalho. Ainda no pilar de gerações, a empresa vem investindo em ações como mentoria reversa e grupos de trabalho intergeracionais.
Também com o objetivo de pensar diversidade de maneira cada vez mais ampla, desde 2019 a companhia fomenta comitês focados em cinco pilares de diversidade – LGBTQIA+, gênero, raça, PCD e gerações. São grupos multifuncionais formados voluntariamente por colaboradores de todos os cargos e localidades da empresa e que se dedicam a desenvolver e implementar ações dedicadas ao tema. Cada comitê é liderado por um gerente e tem um diretor como embaixador.
Sobre a Kimberly-Clark Brasil
A Kimberly-Clark – multinacional norte-americana de produtos de higiene pessoal – e suas marcas são parte indispensável da vida das pessoas em mais de 175 países. Impulsionados pela inovação, criatividade e compreensão das necessidades mais essenciais da população, criamos produtos que contribuem para tornar a vida melhor. Presente no mundo desde 1872 e no Brasil há 23 anos, nosso portfólio de marcas inclui: Huggies®, Kleenex®, Scott®, Intimus®, Neve®, Plenitud® e WypAll® e nossos produtos estão em primeiro ou segundo lugar nas categorias em que concorrem, em 80 países. A Kimberly-Clark conta com práticas sustentáveis que apoiam um planeta saudável, constroem comunidades mais fortes e garantem que a empresa prospere nas próximas décadas. Para acompanhar as últimas notícias e saber mais sobre os 147 anos de sua história de inovação, acesse o site kimberly-clark.com.br e siga os perfis no Facebook e LinkedIn
Por Luiza Borges
Imagem: Divulgação
Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail [email protected] ou entre em contato pelo (41) 3235.5015.