O IPEF mantém parcerias estratégicas com diversas instituições internacionais e tem promovido a pesquisas conjuntas de alto impacto no setor florestal. Atualmente, alunas da pós-graduação, sob a orientação do professor Otávio Campoe (UFLA), estão conduzindo estudos vinculados aos Programas Cooperativos do Instituto em 3 instituições.
A doutoranda Fernanda Leite iniciou recentemente um programa de pesquisadora visitante na North Carolina State University (NCSU). Sua pesquisa está concentrada no balanço de carbono em plantações de Eucalyptus e Pinus no Brasil, analisando relações ecofisiológicas e o potencial de armazenamento de carbono em plantações florestais. Esse trabalho é parte da cooperação IPEF-FPC, dentro do escopo do Programa Cooperativo SilviCarbo, com o objetivo de desenvolver soluções que sustentem a produtividade florestal de forma sustentável e resiliente às mudanças climáticas.
A pesquisadora vinculada aos programas EUCFLUX e ModProd, Josiana Basílio, iniciou seu doutorado – sanduíche no Centre de Coopération Internationale em Recherche Agronomique pour le Développement (CIRAD) em Montpellier, na França. Seus estudos têm como objetivo investigar os impactos das mudanças climáticas sobre o crescimento do Eucalyptus no Brasil e se tornou viável diante por conta dos inúmeros esforços em amostragem realizados nos últimos 20 anos pelo IPEF, através dos programas TECHS e EUCFLUX (Fase 1).
Já a mestranda Hyngrid Félix deu início a um intercâmbio na Universidad de Concepción, no Chile, com a pesquisa sobre a eficiência do uso da água em plantações de Eucalyptus, explorando estratégias para otimizar o consumo hídrico e garantir a sustentabilidade das plantações em diferentes condições ambientais. O projeto também ocorre no âmbito da parceria IPEF-FPC, vinculado ao EUCFLUX, reforçando as parcerias institucionais voltadas para a produtividade florestal e a sustentabilidade no manejo de recursos naturais.
O IPEF tem se consolidado como um importante agente de inovação e cooperação científica, reafirmando seu compromisso em promover pesquisas colaborativas internacionais e impulsionar soluções inovadoras para os desafios do setor florestal.
By IPEF