Projeto inédito alia brancura e rigidez competitivas com material reciclado e de pós-consumo
Profundamente comprometida com a sustentabilidade, a Ibema, terceira maior produtora nacional de papelcartão e um dos principais players do setor na América Latina lança um produto que vai ajudar as marcas de bens de consumo a cumprirem as metas de sustentabilidade exigidas pelo Plano Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).
O Ibema Ritagli é um papelcartão branco com rigidez competitiva, especial para embalagens premium, que utiliza 50% de material reciclado em sua composição, sendo que 30% dessas fibras são provenientes de material pós-consumo. Para o brand owner (donos de marcas que estão no varejo), é a chance de elevar o cumprimento das metas exigidas pela PNRS, com um produto de alta performance.
“O Ibema Ritagli pode ser usado como ferramenta de marketing pelos nossos parceiros gráficos em suas ofertas de projetos de embalagem e também pelos clientes deles, que são os donos das marcas ”, sugere a gerente de Marketing da companhia, Juliana Menegasse Gomes. “O nosso produto permite que essas marcas mostrem aos consumidores o comprometimento deles com a PNRS e com a sustentabilidade utilizando o produto como matéria-prima de linhas especiais, por exemplo.”
Pela PNRS, publicada em 2010, as embalagens devem ser fabricadas com “materiais que propiciem a reutilização ou a reciclagem”, e cabe a quem utiliza embalagem em seus produtos a responsabilidade de usar materiais reutilizados ou reciclados.
“O Ibema Ritagli é um produto que envolve a recuperação e coleta das embalagens para trazê-las de volta para a fábrica e processá-las de maneira segura para ter um produto competitivo de volta”, explica o diretor técnico e de P&D da Ibema, Fernando Sandri. “Nosso objetivo é ampliar esse ciclo virtuoso, para que, cada vez mais, a coleta e a reciclagem sejam incentivadas. É um grande projeto em que acreditamos muito.”
Sobre a Ibema: Gerar valor de maneira sustentável por meio da fabricação e distribuição de produtos que conquistem a preferência dos clientes, contribuindo com iniciativas que favoreçam toda a cadeia, com a dedicação e preocupação de garantir o melhor resultado para a empresa e seus clientes. Esta é a missão da Ibema, fabricante de papelcartão, que permeia a sua atuação com base no conceito de foco do cliente. A empresa, fundada em 1955, é hoje um dos players mais competitivos da América Latina. Sua estrutura é composta por sede administrativa localizada em Curitiba, centro de distribuição direta em Araucária com área útil de 12 mil m2 e fábricas instaladas nos municípios de Turvo, no Paraná, e em Embu das Artes, em São Paulo, que juntas possuem capacidade de produção anual de 140 mil toneladas. Em seu portfólio, estão os melhores produtos, reconhecidos pela qualidade e performance na indústria gráfica. A empresa, que atualmente conta com aproximadamente 800 colaborares, possui unidades certificadas pela ISO 9001, pela ISO 14001 e pelo FSC (Forest Stewardship Council). Para mais informações sobre produtos e serviços, acesse o nosso site, disponível também nos idiomas espanhol e inglês: www.ibema.com.br.
Por Helena Carnieri
Imagem: Divulgação