Além do sucesso de público e de negócios, a EFAPI 2017 teve resultado financeiro positivo
Realizada no mês de outubro em Chapecó, a Exposição-feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Chapecó (EFAPI 2017) foi considerada um sucesso de público (423,5 mil visitantes) e de negócios (152 milhões de reais). Agora, sabe-se também que foi superavitária, ou seja, trouxe resultado financeiro líquido positivo para o Município da ordem de 320 mil reais.
A Comissão Central Organizadora (CCO) se reuniu nesta semana, no auditório da Prefeitura de Chapecó, para apresentar o balanço financeiro em avaliação conduzida pelo prefeito Luciano Buligon, pelo presidente da CCO Josias Mascarello, pelo coordenador geral Márcio Sander e pelo vice-presidente e vice-prefeito Élio Cella.
As receitas totalizaram 3 milhões 730 mil reais, resultante de patrocínios públicos e privados (1 milhão 175 mil reais), venda de espaços para expositores (1 milhão 42 mil reais), venda do direito de exploração dos shows nacionais (1 milhão e 60 mil reais), venda de serviços (291 mil reais) e cooperação das entidades (125 mil reais).
As despesas atingiram 3 milhões 410 mil reais, entre estruturação, serviços, obras, divulgação e operação da feira. O Parque de Exposições Tancredo Neves recebeu investimentos da ordem de 549 mil reais em melhorias permanentes. Dessa forma, o superávit final fechou em 320 mil reais.
O coordenador Márcio Sander apresentou o resumo de uma pesquisa de avaliação da EFAPI 2017 pelo público visitante, aplicada pela Unochapecó, com ampla aprovação em todos os aspectos: programação, shows, limpeza, segurança, acessibilidade etc.
O empresário Josias Mascarello agradeceu a oportunidade que teve para presidir a Comissão Central Organizadora e destacou a experiência desse período, em participar de um dos maiores eventos do Sul do Brasil.
O presidente da Sociedade Amigos de Chapecó (SAC) Luis Augusto Gemelliapresentou um conjunto de sugestões para a edição de 2019 e propôs que a gestão da exposição-feira saia do âmbito da Prefeitura e retorne àquela entidade, como foi no passado.
Ao encerrar os trabalhos e proclamar a dissolução da Comissão Central Organizadora e das comissões setoriais, o prefeito Luciano Buligon agradeceu o apoio dos 120 voluntários que participaram das atividades de planejamento, preparação e realização da EFAPI 2017. Destacou a cooperação das entidades empresariais, dos servidores públicos, da imprensa e da comunidade. Informou que as propostas da SAC serão analisadas no primeiro semestre de 2018.
Buligon enfatizou que o 50º aniversário da Efapi e o centenário do Município de Chapecó foram comemorados de forma inesquecível, tendo a feira como ponto exponencial. Observou que a CCO teve ampla autonomia para trabalhar e que “é fácil ser prefeito em uma cidade com tanta cooperação”.
Os balanços e demonstrativos serão publicados no site da Prefeitura de Chapecó.
Por Marcos A. Bedin – MB Comunicação
Imagem: Divulgação