Duzentas famílias são beneficias pelas ações do PDRT – Programa de Desenvolvimento Rural e Territorial, na região.
Com o intuito de proporcionar conhecimento técnico e promover o intercâmbio de informações que contribuam para o desenvolvimento da agricultura familiar, a Fibria, empresa brasileira líder mundial na produção de celulose de eucalipto, por meio do PDRT – Programa de Desenvolvimento Rural e Territorial, realizou em 24 de novembro, o primeiro Encontro Regional de Agricultura Familiar, em Capão Bonito (SP).
“O objetivo foi proporcionar capacitação e acesso a informações técnicas que possibilitem o fortalecimento da agricultura familiar na região. Alinhado à estratégia social da Fibria, que busca contribuir com o desenvolvimento das comunidades onde atua”, disse o consultor de Sustentabilidade da Fibria, Israel Batista Gabriel.
Estiveram presentes no evento, o vice-prefeito de Capão Bonito, Marco Citadini, o presidente da Câmara de Vereadores, Matheus Francatto, representantes dos poderes executivo e legislativo, e o gerente-geral de Sustentabilidade da Fibria, Fausto Camargo. Com uma agenda diversificada composta por palestras, minicursos, mesa de discussões e rodada de negócios, o evento também reuniu acadêmicos, profissionais da área e agricultores familiares.
O encontro aconteceu durante todo o dia na FATEC – Faculdade de Tecnologia de Capão Bonito, com a participação de profissionais de importantes instituições e empresas, como Sebrae/SP, Sindicato Rural de Capão Bonito, IBD – Instituto Biodinâmico, CATI – Casa de Assistência Integral, Arkhé Socioambiental, IAC – Instituto Agronômico, FATEC – Faculdade de tecnologia, Rede de Cidadania Ativa e SENAR/SP.
PDRT
O PDRT, realizado desde 2010, promove o desenvolvimento local, por meio do fortalecimento das associações comunitárias e de suas redes, com apoio às cadeias produtivas e capacitação técnica das famílias de pequenos agricultores. Entre as atividades do programa, estão o cultivo de legumes, hortaliças e a melhoria do manejo da pecuária leiteira.
No total, 200 famílias, de seis comunidades, são beneficiadas pelas ações do PDRT na região de Capão Bonito.
Sobre a Fibria
Líder mundial na produção de celulose de eucalipto, a Fibria é uma empresa que procura atender, de forma sustentável, à crescente demanda global por produtos oriundos da floresta. Com capacidade produtiva de 5,3 milhões de toneladas anuais de celulose, a companhia conta com unidades industriais localizadas em Aracruz (ES), Jacareí (SP) e Três Lagoas (MS), além de Eunápolis (BA), onde mantém a Veracel em joint-operation com a Stora Enso. A companhia possui 969 mil hectares de florestas, sendo 568 mil hectares de florestas plantadas, 338 mil hectares de áreas de preservação e de conservação ambiental e 63 mil hectares destinados a outros usos. A celulose produzida pela Fibria é exportada para mais de 40 países. Em maio de 2015, a Fibria anunciou a expansão da unidade de Três Lagoas, que terá uma nova linha com capacidade produtiva de 1,95 milhão de toneladas de celulose por ano, e entra em operação no quarto trimestre de 2017.
Por Performa Comunicação