
Iniciativa busca a geração de renda e a valorização das tradições culturais
A Fibria, empresa brasileira líder mundial na produção de celulose de eucalipto a partir de florestas plantadas, por meio do projeto Gente Ativa – Artesania Sustentável, incentiva a capacitação técnica de 300 artesãos da região de Capão Bonito (SP). O intuito é promover a geração de renda e estimular a valorização das tradições culturais.
No projeto, os artesãos recebem capacitação técnica para desenvolver artesanatos que expressam a tradição caipira tropeira, característica da região, e orientações sobre gestão, processo produtivo e comercialização. Entre os cursos já realizados estão os de marcenaria, cestaria feita com cipós, controle de custos e valoração de produtos.
“O desenvolvimento sociocultural e econômico das comunidades onde a Fibria atua é um compromisso assumido pela empresa. Esse projeto vai possibilitar não só o incremento da renda familiar, mas também o fortalecimento das tradições culturais de toda uma comunidade”, diz o consultor de Sustentabilidade da Fibria, Israel Batista.
A iniciativa integra a Rede de Cidadania Ativa, um movimento composto por 55 instituições, cuja meta étransformar a realidade da região, por meio de ações institucionais que valorizam a cidadania. A expectativa é de disponibilizar três centros de referência em artesania, até o final do ano, tornando-os espaços permanentes de capacitação e de exposição dos trabalhos.
Sobre a Fibria
Líder mundial na produção de celulose de eucalipto, a Fibria é uma empresa que procura atender, de forma sustentável, à crescente demanda global por produtos a partir da floresta plantada. Com capacidade produtiva de 7,25 milhões de toneladas de celulose por ano, a companhia conta com unidades industriais localizadas em Aracruz (ES), Jacareí (SP) e Três Lagoas (MS), além de Eunápolis (BA), onde mantém a Veracel em joint-operation com a Stora Enso. A companhia possui 1,056 milhão de hectares de florestas, sendo 633 mil hectares de florestas plantadas, 364 mil hectares de áreas de preservação e de conservação ambiental e 59 mil hectares destinados a outros usos. A celulose produzida pela Fibria é exportada para mais de 35 países e matéria-prima para produtos de educação, saúde, higiene e limpeza. Saiba mais em www.fibria.com.br
Por Imprensa Fibria