XVIII Encontro Brasileiro em Madeiras e em Estruturas de Madeira

A madeira é um material natural, leve, renovável, de elevada relação resistência/peso, com grande versatilidade de uso na Arquitetura e na Engenharia. Ela tem atraído a atenção de pesquisadores e da sociedade em todo o mundo para o seu uso com novas técnicas de preservação, novos sistemas construtivos e estruturais.

A realização do XVIII Encontro Brasileiro em Madeiras e em Estruturas de Madeira (XVIII EBRAMEM) procura atender demandas da sociedade brasileira, sendo considerado o mais importante fórum nacional de discussão, de atualização e de divulgação de informações técnico-científicas voltadas para as ciências aplicadas à madeira. O evento é organizado pelas instituições Instituto Brasileiro da Madeira e das Estruturas de Madeira (IBRAMEM) e Universidade Federal do Paraná (UFPR), em parceria com Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal (APRE), Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), FAE Centro Universitário, Núcleo da Madeira, PUCPR, UNIBRASIL, UNINTER e Napi Wood Tech.

Desde 1998, o EBRAMEM tem a proposta de ser um evento nacional bianual, o que só foi interrompido devido à pandemia. A partir do evento de 2025, pretende-se retomar sua periodicidade bianual. Suas quatro primeiras edições ocorreram em São Carlos – SP, sendo a primeira em 1983. Após 1992, o evento obteve destaque nacional, sendo sediado em diversas cidades brasileiras (Tabela 1), com a participação de pesquisadores, professores, estudantes de pós-graduação e de graduação, profissionais do setor construtivo e empresários, revelando-se um veículo de aproximação entre pesquisadores, setor produtivo e setor construtivo.

O XVIII EBRAMEM será realizado de 05 a 09 de maio de 2025, em Curitiba – PR, nas instalações da Federação das Indústrias do Estado do Paraná, na Universidade Federal do Paraná e em escolas parceiras. Sua proposta é atender principalmente a três públicos diferentes: acadêmico (pesquisadores, estudantes e professores de graduação e pós-graduação), industrial/empresarial (empresas e indústrias relacionadas direta ou indiretamente ao setor madeireiro) e de profissionais do setor construtivo (arquitetos, engenheiros e parceiros atuantes com projetos e/ou execução de estruturas de madeira). Esta edição do evento será inovadora, com diferentes ações voltadas especialmente para profissionais do setor. Trata-se de um novo marco na realização do EBRAMEM, que assim visa incentivar tanto o desenvolvimento de pesquisas em madeira, como a execução de estruturas em madeira, a partir da troca de experiências com quem entende do assunto.

  • 00

    dias

  • 00

    horas

  • 00

    minutos

  • 00

    segundos

Data

maio 05 - 09 2025

Mais Informações

Leia Mais
Categoria
IBRAMEM

Organizador

IBRAMEM
E-mail
[email protected]
Website
https://ibramem.org/
Leia Mais