Especialista em vestimentas da DuPont, multinacional líder em tecnologia de materiais, destaca a necessidade de soluções específicas para riscos combinados, alertando sobre os perigos das soluções improvisadas
.
Os riscos combinados representam uma grande ameaça aos profissionais da indústria. Diferente dos responsáveis pela segurança do trabalho, os trabalhadores não sabem identificar quais perigos correm e também possuem uma baixa conscientização sobre como se proteger. Muitas vezes, a escolha pode representar uma ameaça adicional à sua saúde e segurança.
.
“É um dilema enfrentado diariamente nas empresas. Quando há um risco combinado, EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) específicos são necessários para o anteparo adequado. Não priorizar a segurança correta pode trazer riscos significativos, tendo em vista que esses incidentes ocorrem com mais frequência do que se imagina”, afirma Priscila Akiti, especialista técnica da América Latina de Tyvek® Garments da DuPont.
.
Ela explica que a sobreposição inadequada de dois EPIs não é uma saída recomendável, pois, por exemplo, se a vestimenta de proteção química estiver por cima de uma térmica, o EPI químico derrete, impregnando no tecido da vestimenta de proteção térmica, e o fogo não se apaga. Já com o EPI químico por baixo, o EPI térmico pode apagar as chamas, mas a transferência de temperatura pode derreter o EPI químico, levando a risco de queimaduras.
.
“É essencial compreender as nuances de cada situação a fim de garantir a salvaguarda adequada. Investir tempo e recursos na compreensão e implementação das medidas adequadas de segurança é o melhor caminho. Afinal, conhecimento é a chave para proteger vidas e evitar acidentes”, diz Akiti.
.
Perigo na prática
.
Um exemplo ilustrativo de riscos combinados é quando uma indústria programa uma manutenção preventiva em uma de suas esteiras de produção, envolvendo o uso de produtos como óleo e graxa. Neste caso, há riscos térmico (pelas faíscas do equipamento) e químico (devido a óleos ou graxas).
.
“Vamos supor que o trabalhador esteja usando de forma inadequada uma vestimenta de proteção térmica por cima da química. Se outras esteiras ou máquinas estiverem operando nas proximidades, uma faísca pode surgir e atingir o trabalhador em manutenção. Se os óleos ou graxas presentes no EPI entrarem em combustão, a vestimenta de proteção química pode derreter em contato direto com a pele do usuário, causando danos ainda mais graves”, conta a especialista.
.
Entre os EPIs específicos aos riscos combinados, destacam-se o Tychem® 2000 SFR (Secondary Flame Resistant, ou Proteção Secundária às Chamas), e o ProShield® 20 SFR. “Ambos recebem um tratamento secundário antichamas, garantindo a segurança do usuário em caso de fogo repentino. Enquanto o Tychem® também possui a proteção química, o ProShield® evita a sujidade e protege de respingos leves”, declara a técnica da DuPont.
.
Sobre DuPont Água & Proteção
.
DuPont Água & Proteção é líder mundial na criação de soluções em água, abrigo e proteção para um mundo mais sustentável, permitindo que seus clientes beneficiem-se através de capacidades únicas, escala global e marcas icônicas, incluindo Kevlar®, Nomex®, Tyvek®, Corian® Design, GreatStuff™, Styrofoam™ e Filmtec™.
.
Sobre a DuPont
.
A DuPont (NYSE: DD) é líder global em inovação com materiais e soluções baseados em tecnologia que ajudam a transformar as indústrias e a vida cotidiana. Nossos funcionários aplicam ciência e experiência diversificada para ajudar os clientes a desenvolver suas melhores ideias e fornecer inovações essenciais nos principais mercados, incluindo eletrônicos, transporte, construção, água, saúde e segurança do trabalhador. Mais informações sobre a empresa, seus negócios e soluções podem ser encontradas no site. Os investidores podem acessar as informações incluídas na seção Relações com Investidores.
.
DuPont™, o logotipo oval da DuPont e todas as marcas comerciais e marcas de serviço indicadas com ™, ℠ ou ® são de propriedade de afiliadas da DuPont de Nemours, Inc., a menos que indicado de outra forma.
.
By João Vitor Ruvolo | 2Pró Comunicação
Imagem: Divulgação DuPont Brasil
.
————————
Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail [email protected]. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.
Conheça nossos portais, revistas e eventos!
- madeiratotal.com.br
- revistavarejobrasil.com.br
- megamoveleiros.com.br
- revistause.com.br
- www.hotex.com.br/