Estratégia entrou no radar de empresas inovadoras que desejam gerar valor em seus respectivos setores e intensificar a experiência e o relacionamento com seus clientes e consumidores
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A concorrência nos negócios é um desafio que pode impactar nos lucros, na atração e confiança dos clientes e até no desenvolvimento ou sobrevivência de uma empresa. Mas também é uma oportunidade para as marcas inovarem e melhorarem seus produtos, gerando valor e se tornando referência em seus respectivos mercados. Mudam os setores, mas a tendência é a mesma: já não basta ser um mero fabricante ou fornecedor de um produto ou solução, é preciso criar uma conexão com os consumidores e parceiros — e agregar a oferta de serviços ao portfólio pode ser uma boa estratégia.
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No universo da tecnologia, por exemplo, a possibilidade de desenvolver e aprimorar soluções para diferentes segmentos faz com que os investimentos em soluções de ponta a ponta e atendimentos personalizados seja uma crescente nos negócios de referência. Assim, além de um diferencial competitivo para a empresa, é possível melhorar a experiência, o relacionamento e a satisfação dos clientes, bem como gerar mais receita.
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Conheça empresas que estão transformando o jeito de atender seus públicos e fazendo dos seus serviços uma maneira de se diferenciar — e se destacar — em seus mercados:
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Serviço em evidência no setor de sonorização
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Com mais de seis décadas dedicadas à fabricação de equipamentos eletrônicos e sistemas de sonorização, a indústria Frahm de Rio do Sul (SC) busca incorporar em seus produtos inovação e diferenciação. Este propósito a levou a ser a pioneira de diversas tecnologias, incluindo o primeiro rádio FM do país, além de caixas acústicas e aparelhos de som com entradas USB, Bluetooth, Tela Touch Screen, Controle Remoto e WIFI. O foco na fabricação de produtos como caixas de som, subwoofers, fones de ouvido, arandelas e amplificadores continuou nas últimas décadas, criando um mix de equipamentos que são vendidos em mais de 1,3 mil lojas e distribuidoras em todo o Brasil. Mas os planos de manter os produtos como carro-chefe da empresa mudaram devido às atualizações do mercado.
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“Hoje a Frahm não se posiciona mais como uma fábrica de produtos, mas uma fornecedora de soluções de sonorização de ponta a ponta. Criamos projetos integrados à automação comercial e residencial e geramos experiências sentimentais e sensoriais através da música e do som. Além disso, temos um programa de capacitação e homologação de técnicos do setor para que tenha essa mão de obra especializada no Brasil todo. Já formamos 90 profissionais e a meta é chegar a 250. Eles estão aptos a desenvolver projetos completos em sonorização de ambientes para todo o tipo de cliente comercial e também residencial”, ressalta André Frahm, gestor de P&D e Marketing.
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A vertical de negócios já corresponde a 80% do faturamento da Frahm e estimula um reconhecimento de marca junto aos consumidores. A empresa investiu mais de R$ 20 milhões para transformar sua linha de produção, substituindo as caixas de som multiuso por caixas com tecnologia para sonorização de ambientes, e a criação de projetos exclusivos. “O resultado é uma aproximação com as pessoas. Geramos valor ao negócio e para os clientes, prestando um serviço estratégico e de máxima qualidade”, conclui André.
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Plataforma multifunção dá suporte aos novos modelos de trabalho
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Plataforma multifunção para gestão do workplace especializada no conceito de escritório híbrido, a Deskbee oferece uma ferramenta que permite fazer reserva de estações de trabalho, salas de reunião, lockers e vagas de estacionamento no escritório físico; além de contar com recursos como abertura de chamados, reuniões virtuais instantâneas e gestão de entregas. A solução é totalmente personalizável, e reproduz no ambiente virtual a planta do espaço físico de cada cliente.
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Desde o lançamento da ferramenta, em 2019, a Deskbee foi agregando mais funções, com o objetivo de se tornar um hub completo para gestão do workplace – e, assim, identificou a necessidade de oferecer aos clientes serviços de integração com outros softwares, atendidos por meio de um desenvolvedor interno. “Ajudamos nossos clientes a montarem seus próprios hubs do workplace, integrando outros softwares ao nosso app, para que eles possam ter tudo no mesmo lugar”, resume Flahane Roza, Head de Marketing da Deskbee.
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Outro serviço oferecido pela empresa é a produção de plantas humanizadas e em 3D, conforme a necessidade do cliente: as plantas são desenvolvidas com um time interno de arquitetas. “Isso garante uma experiência mais imersiva na nossa plataforma, mas as plantas são entregues em definitivo para o cliente, que pode utilizá-las para outras necessidades futuramente”, explica Flahane.
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Hoje, a Deskbee já conta com mais de 400 clientes corporativos, e também atende clientes internacionais, em países como Estados Unidos, México, Japão e Alemanha. Mais de 350 mil usuários estão atualmente cadastrados na plataforma.
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Redes e centrais de negócios no radar dos serviços inovadores
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As redes associativas ou centrais de negócios, que surgem da união de duas ou mais empresas com a intenção de crescer no mercado de forma colaborativa, é um modelo de negócios que vem ganhando espaço nos últimos anos no Brasil. Hoje, são cerca de 500 grupos do setor, que, juntos, englobam mais de 25 mil empresas.
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O segmento virou uma oportunidade para a Área Central, pioneira em soluções e inteligência para a gestão e automação de processos, comunicação, compras conjuntas e finanças das redes associativas e centrais de negócios. Com serviços utilizados por cerca de 220 grupos de negócios no país, a Área Central dita as tendências de mercado com produtos centralizados no cliente. “Acompanhamos e fornecemos dados, indicadores e análises para diferentes estratégias, em tempo real, e com isso conseguimos gerar uma economia média de 18% nas transações realizadas por nossos clientes”, orgulha-se Jonatan da Costa, CEO da Área Central.
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Além da plataforma de gestão integrada AC Hub, a empresa agrega valor aos clientes por meio do portal Acrescenta, que compartilha conhecimento especializado para o setor, e o Acelera, que promove ações de mentoria, networking e capacitação. Recentemente o aplicativo Acerta, focado em criar programas de fidelidade para lojistas de forma mais acessível, também passou a fazer parte do negócio.
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Software e serviço integrados na gestão de viagens e despesas corporativas
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Especializada na gestão de viagens e despesas corporativas, a Paytrack, de Blumenau (SC), ampliou seu escopo de atuação nos últimos anos, somando prestação de serviços a tecnologia robusta – e, em 2022, cresceu 125%. “Vimos como oportunidade aumentar o portfólio e ajudar o cliente a centralizar processos, numa visão one stop shop para despesas e viagens corporativas”, diz a CEO Daniele Amaro, cofundadora da empresa ao lado de Edson Gonçalves. “Hoje oferecemos a plataforma completa, combinando software e serviços.”
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A origem da Paytrack tem na base os softwares Expense e Travel: por meio das ferramentas, é possível organizar adiantamentos, prestações de contas, reembolsos, verbas de marketing, despesas de lojas e filiais e até mesmo de home office; além da compra de serviços e de todos os lançamentos relativos a viagens corporativas. Durante os cinco primeiros anos de existência da Paytrack, porém, o Travel era somente a ferramenta de reservas online – hoje, a companhia faz também a gestão de emissão de passagens aéreas, reservas de hotel, aluguel de carros no local de destino, entre outras demandas.
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“Entregamos o processo de ponta a ponta, reduzindo intermediadores e trazendo oportunidades de melhores preços em serviços de viagens”, relata Daniele Amaro. “Quando se trabalha próximo do cliente, as demandas viram projetos: percebemos que co-criar com eles é o caminho para gerar valor.”
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O serviço de agência já representa 8% do faturamento da Paytrack, e a projeção é que, até 2024, passe a representar 35% – no final de julho, inclusive, a empresa anunciou a contratação de Guilherme Rizzi, que tem 18 anos de experiência no mercado de turismo, como seu novo diretor de TMC (Travel Management Company). Em paralelo, a Paytrack também fornece ferramentas como carteira digital, cartão corporativo, e tecnologia para controle e auditoria do uso pelos colaboradores de aplicativos de mobilidade urbana.
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Tecnologia para o manejo florestal
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Nos processos florestais de plantio e colheita garantir que os equipamentos estejam sempre operacionais é essencial. Ter máquinas paradas é sinônimo de prejuízo e pode impactar negativamente os resultados de todo o ciclo de produção. Por isso, é importante que possíveis problemas sejam resolvidos de forma rápida e eficiente.
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Na divisão de Agricultura da Hexagon — que desenvolve soluções para operações florestais, como piloto automático, controle de fertilizante e assistente de plantio mecanizado, 90% dos contratos são fechados na modalidade de comodato. Entretanto, o serviço vai muito além de apenas oferecer os equipamentos. Hoje, a empresa garante uma disponibilidade mecânica de 95% dos seus equipamentos.
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“Devido esse comprometimento com os nossos clientes, temos uma equipe qualificada com grande conhecimento técnico e operacional para atender as frentes de serviços com exatidão, eficiência e segurança. Além disso, em todas as atividades podemos fazer o controle dos apontamentos dos motivos de parada, que é primordial para o cliente ter uma melhor gestão e eficiência operacional das frentes de serviço”, explica o gerente operacional da divisão de Agricultura da Hexagon, André Marcatti de Azevedo.
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By Luan Martendal | Pr.comuniquese1
Imagem: Divulgação
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