Indústria de embalagens, SEE, aponta tendência no aumento do papel como alternativa de proteção na logística do e-commerce. A busca por sustentabilidade é a principal motivação
.
A SEE, indústria líder no segmento de embalagens e soluções de proteção, aponta como forte tendência para o e-commerce nas compras deste fim de ano e para 2024, o avanço do papel como material utilizado nas embalagens de proteção.
.
A indústria, que desenvolveu o plástico bolha e hoje conta com portfólio crescente de soluções de plástico e papel para o mercado do e-commerce, revela que atualmente as empresas estão diversificando os materiais de embalagem em prol de uma operação mais sustentável. Nesse contexto, a SEE aponta que dentre os players que buscam por sustentabilidade em embalagens para o e-commerce, 50% deles tem apostado no papel, enquanto a outra metade busca soluções com conteúdo reciclado.
.
A Gerente de Marketing de Protective Packaging da SEE para América do Sul, Erika Martínez, explica que o cenário é um reflexo do movimento vivido pelo e-commerce em direção a operações que colaboram para uma economia circular. “Sem dúvida, a busca por uma operação mais segura e ao mesmo tempo sustentável é o que tem feito o varejo evoluir na maneira de proteger as mercadorias em suas jornadas até o cliente. Hoje no Brasil temos uma cadeia de reciclagem de papel muito mais evoluída que a do plástico, o que potencializa a reinserção deste material no processo produtivo ”, comenta. Segundo dados do CEMPRE, a taxa de reciclagem do plástico no Brasil é de 23%, enquanto a do papel chega a 66%.
.
A executiva pontua ainda que a evolução do papel como embalagem não invalida os esforços de uso de plástico reciclado, pois o mercado demanda diferentes categorias de proteção e o plástico continuará sendo extremamente necessário. “Quando falamos sobre a escolha da melhor embalagem, junto como material é importante que se avalie sua capacidade de resistência, seu impacto na cubagem e na experiência de unboxing e descarte realizado pelo cliente”, explica.
.
Além das caixas de papelão, o papel está presente em soluções para amortecimento e preenchimento de espaços vazios, e ainda, envelopes, conhecidos como mailers, que contam com sistema de bolhas de papel. Esta categoria de mailer elimina a necessidade de materiais de preenchimento e pode substituir as caixas de papelão, influenciando na redução de cubagem e custo de frete. “Estes envelopes atendem tranquilamente segmentos como vestuário, saúde, beleza e eletrônico; todos mercados aquecidos para as compras neste fim de ano”, comenta Martinez.
.
Por fim, a especialista acrescenta que soluções funcionais de papel, como os envelopes, tendem a favorecer a eficiência operacional dos fullfilments, podendo tornar a operação até três vezes mais ágil do que um processo com caixas, já que demanda menos procedimentos. “Acredito muito que daqui para frente deve se crescer ainda mais a busca por opções de papel que otimizam material e entregam alta resistência e proteção. Afinal, essa é uma combinação certeira para atender as demandas de agilidade, experiência do cliente e sustentabilidade”, finaliza Martinez.
.
Sobre a SEE /Cryovac
.
A SEE (NYSE: SEE) existe para proteger, resolver desafios críticos de embalagens e tornar nosso mundo melhor do que o encontramos. Nossos sistemas automatizados de soluções de embalagem criam uma cadeia global de fornecimento de alimentos mais segura, resiliente e com menos desperdício, permitem o comércio eletrônico e protegem as mercadorias transportadas em todo o mundo.
.
A companhia que antes se chamada Sealed Air, anunciou sua nova marca corporativa e logotipo SEE em maio de 2023.
.
Nossas marcas mundialmente reconhecidas incluem embalagens de alimentos da marca CRYOVAC®, embalagens de proteção da marca SEALED AIR®, sistemas automatizados da marca AUTOBAG®, embalagens da marca BUBBLE WRAP®; soluções SEE™ Touchless Automation™ e embalagem inteligente e impressão digital da marca prismiq™.
.
Nossa parceria com os clientes cria valor por meio de soluções de embalagens sustentáveis, automatizadas e digitais aproveitando nossa experiência de líder no setor em materiais, sistemas de automação, engenharia e tecnologia.
.
Nosso SEE Net Positive Circular Ecosystem está liderando a indústria de embalagens na criação de um futuro mais ambiental, social e economicamente sustentável. Comprometemo-nos a projetar ou aprimorar 100% de nossos materiais de embalagem para serem recicláveis ou reutilizáveis até 2025, com uma meta mais ousada de atingir zero emissões de carbono em nossas operações globais até 2040. Nosso Relatório de Impacto Global destaca como estamos moldando o futuro da indústria de embalagens. Estamos comprometidos com uma força de trabalho diversa e uma cultura solidária e inclusiva por meio de nosso compromisso de Diversidade, Equidade e Inclusão de 2025.
.
A SEE gerou US$ 5,6 bilhões em vendas em 2022 e tem aproximadamente 17.300 funcionários (incluindo Liquibox) que atendem clientes em 120 países/territórios. Para saber mais, visite sealedair.com .
.
By Natália Pereira | Wedopr
Imagem: Divulgação
.
————————
Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail [email protected]. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.
Conheça outros de nossos canais do setor: