Companhia investe continuamente em ações que visam à redução das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) provenientes de suas atividades e assume compromissos para os próximos anos
Manter o aumento da temperatura global abaixo dos 2 graus Celsius está entre os maiores desafios da atualidade. Consciente do papel das empresas nesse contexto, a Duratex investe continuamente em ações que possam reduzir as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) de suas atividades, além de fomentar o tema em sua cadeia de valor para que consiga, de forma cooperativa, contribuir com os esforços mundiais.
Para mobilizar e engajar a liderança da companhia para o tema, a fim de garantir que ele seja levado em conta nas tomadas de decisão da empresa, a Duratex realizou hoje, 19, em sua sede, o evento “Mudança do Clima: risco ou oportunidade para a Duratex?”.
O encontro marca o lançamento do programa Diálogos de Valor, um ciclo de palestras que visa debater com a liderança e demais colaboradores da companhia temas materiais relacionados à Estratégia de Sustentabilidade da empresa, divulgada em março deste ano.
Entre os participantes estavam diretores, gerentes e coordenadores, além de membros do Comitê de Sustentabilidade e do Conselho de Administração, incluindo o Presidente da empresa, Antonio Joaquim de Oliveira, que compartilhou com a plateia o que a Duratex vem fazendo em relação à Mudança do Clima nos últimos anos e as perspectivas da empresa sobre o tema para o futuro.
Desde 2007, a companhia vem ampliando sua atuação sobre o tema. Somente nos últimos cinco anos, a empresa reduziu em 28% suas emissões diretas de GEE. Esse resultado se deve, principalmente, à troca da matriz energética das fábricas de Painéis, que passaram a utilizar combustíveis menos intensivos em carbono.
Como exemplos estão a redução do uso do óleo combustível BPS (derivado do petróleo) e a ampliação da utilização da biomassa – um combustível renovável e insumo do próprio negócio da companhia. Atualmente, 52,5% da matriz energética da Duratex é composta por biomassa.
Além da redução das emissões em seus processos, a companhia possui uma área florestal de 275 mil hectares que capta carbono da atmosfera, contribuindo para minimizar os impactos das mudanças climáticas. Dessa maneira, a Duratex se firma como uma Empresa Carbono Positivo, isto é, que capta mais carbono da atmosfera do que emite em suas atividades de produção.
A companhia definiu em sua Estratégia de Sustentabilidade diversas metas relacionadas ao tema Mudança do Clima que devem ser alcançadas até o ano de 2025, a fim de assumir a liderança em seus setores de atuação no processo mundial de transição para uma economia de baixo carbono. Entre elas estão:
· Reduzir as emissões absolutas de GEE em 25%
· Reduzir as emissões relativas de GEE em Painéis em 50%
· Reduzir as emissões relativas de GEE na Deca e Hydra em 10%
· Ampliar a medição das emissões de escopo 3 em 50%
Sobre a Duratex
A Duratex S.A. é uma empresa brasileira, privada e de capital aberto, controlada pela Itaúsa – Investimentos Itaú S.A – e pela Companhia Ligna de Investimentos. Com as marcas Deca, Hydra, Durafloor e Duratex, é considerada uma das 10 maiores empresas do mundo nos setores nos quais atua e a maior produtora de painéis de madeira industrializada e pisos, louças e metais sanitários do Hemisfério Sul.
Com sede em São Paulo, possui 15 unidades industriais estrategicamente localizadas (Estados de Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo), além de três fábricas de painéis na Colômbia, a Tablemac. A Duratex também é proprietária da Caetex, joint venture criada para o plantio de florestas de eucalipto em Alagoas.
Suas ações estão listadas no Novo Mercado (o mais elevado padrão de Governança Corporativa) e na versão 2016/2017 do Índice de Sustentabilidade Empresarial da BM&FBovespa – ISE.
PLANIN – Assessoria de Imprensa da Duratex
Angélica Consiglio, Beatriz Imenes, Juliana Tonello e equipe – Tel. 11. 2138-8900 – www.planin.com
E-mail: [email protected]
Tel.: 11. 2138-8930
Por Natália Zini – PLANIN