“Comercializar no campo” foi o foco do curso desenvolvido pelo Sebrae/SC, por meio do Projeto de Atendimento Individual (UAI) em parceria com a Cresol, realizado em Xavantiva, oeste catarinense. Participaram produtores rurais e também empresários com relacionamento comercial com agroindústrias integradoras, cooperativas agropecuárias, centrais de negócio, centrais de comercialização colaborativas, entre outros.
De acordo com o analista técnico do Sebrae/SC, Eduardo Sganzerla, o encontro apresentou a estrutura existente no mercado voltado aos produtos do agronegócio. “É importante ter essa ciência, conhecer os agentes e os canais de comercialização e como se formam os preços. O curso propiciou o entendimento sobre o funcionamento desse mercado, que cada vez mais ocupa um papel importante na economia das regiões e do país”, destaca.
O treinamento, voltado ao empreendedorismo rural, foi realizado em três encontros, nos dias 20 e 27/11 e 04/12, num total de 12 horas/aula. O primeiro encontro tratou do mercado do agronegócio. A segunda etapa foi voltada à gestão de compras e o encerramento abordou a gestão de vendas. “O objetivo nestes encontros foi criar as condições necessárias para desenvolver competências que levassem o participante a conhecer o funcionamento do mercado do agronegócio e seus principais atores, perceber as vantagens de atuar de forma estratégica e cooperativa no mercado do agronegócio e selecionar informações necessárias para a elaboração da estratégia comercial da sua propriedade rural”, explica o consultor credenciado ao Sebrae/SC, Nedir Paulo Alixandre.
A expectativa é de que novos cursos sejam realizados em 2018 visando aprimorar as potencialidades do campo e a identificação do mercado para fortalecer os negócios rurais.
Por Marcos A. Bedin
Imagens: Divulgação