A ‘A List’ é composta por companhias que alcançaram a nota ‘A’ na plataforma de divulgação de dados ambientais coordenada pelo CDP. Em 2022 foram mais de 330 empresas no mundo todo.
O CDP Latin America, organização internacional que administra o maior sistema mundial de divulgação ambiental para empresas cidades, estados e regiões, anuncia as integrantes à ‘A List’ de 2022, com a participação de cinco empresas brasileiras: Dexco, Klabin, Suzano, Telefônica Brasil (Vivo) e Companhia Brasileira de Alumínio (CBA). Elas estão entre as oito organizações da América Latina e mais de 330 globais que alcançaram a nota máxima em transparência e ações para mitigação e adaptação às mudanças climáticas, segurança hídrica e desmatamento. O número de companhias que obtiveram nota máxima aumentou 34% no mundo, quando comparado de 2021 para 2022, e no Brasil, a representatividade caiu de sete empresas para cinco.
Entre as empresas brasileiras anunciadas na A List, o grupo Klabin marca presença pela 11ª vez e Suzano e CBA integram o grupo pela primeira vez. Segundo Lais Cesar, gerente de desenvolvimento de negócios do CDP Latin America, o resultado é reflexo dos esforços das organizações para incentivarem práticas ambientais voltadas à mitigação de danos ambientais. “Acompanhamos essa evolução não só no Brasil, como no mundo todo. Investir em transparência é essencial para que as organizações ajudem a alcançar as metas de combate às mudanças climáticas”, conclui.
Das empresas brasileiras listadas, somente a Klabin foi triple A, isto é, a organização–alcançou nota máxima nos três questionários analisados, referentes às mudanças climáticas, segurança hídrica e desmatamento.
Receber uma pontuação “A” significa que a empresa possui uma governança robusta, com rígida supervisão das questões ambientais, processos rigorosos de gestão de riscos, e que está reduzindo as emissões, consumo de água e desmatamento em toda a sua cadeia de valor.
As organizações CBA e Telefônica foram contempladas pelo seu desempenho no questionário de mudanças climáticas, Suzano por segurança hídrica e Dexco, por florestas e combate ao desmatamento. O setor com maior presença na A List na América Latina desse ano foi–‘papel e celulose’ com quatro organizações e o setor de mineração apareceu pela primeira vez entre as empresas do seleto grupo.
O número de empresas brasileiras que relatam dados de atuação e compromissos no combate às mudanças climáticas ao CDP também cresceu. A plataforma registrou a participação de mais de 18.700 empresas, sendo 1.300 empresas brasileiras, o que posiciona o Brasil entre os cinco principais países que realizam divulgações corporativas.
Cidades Líderes na A List
No mundo, 122 cidades entraram para a A List de cidades do CDP, das quais oito estão localizadas na América Latina: Buenos Aires (Argentina), Peñalolén (Chile), Sabaneta (Colômbia), Quito (Equador), Guadalajara (México), Cidade do México (México) e Lima (Peru) e Rio de Janeiro (Brasil).
Em 2022, mais de mil cidades receberam a pontuação oferecida pelo CDP, e uma em cada dez cidades (12%) alcançaram a pontuação máxima (A). Além disso, cerca de metade da A List (43%) divulgou suas informações ao CDP pela primeira vez.
Sobre a nota A
Para obter uma nota A, entre outras ações, empresas, cidades e regiões devem divulgar publicamente na plataforma do CDP, ter um inventário de emissões e publicar um plano de ação climática. Os critérios de pontuação para as metas de redução de emissões foram endossados para se alinhar com as metas baseadas na ciência, para incluir uma meta zero de longo prazo (até 2050) ou uma meta de médio prazo que esteja alinhada com a limitação do aquecimento global em 1,5˚C. Uma empresa/cidade da A List também deve concluir uma avaliação de risco e vulnerabilidade climática e ter um plano de adaptação para demonstrar como enfrentará os riscos climáticos. O CDP tem quatro faixas de pontuação para a ação climática: Divulgação (D/D-), Conscientização (C/C-), Gestão (B/B-) e Liderança (A/A-), com empresas/cidades que pontuam A em Nível de liderança estando na lista
Sobre o CDP
O CDP é uma organização global sem fins lucrativos que administra o sistema mundial de divulgação ambiental para empresas, cidades, estados e regiões. Fundado em 2000 e trabalhando com mais de 680 investidores com mais de US$ 130 trilhões em ativos, o CDP foi pioneiro no uso de mercados de capitais e compras corporativas para motivar as empresas a divulgarem seus impactos ambientais, reduzirem as emissões de gases de efeito estufa, gerenciarem os recursos hídricos e protegerem as florestas. Mais de 20.000 organizações em todo o mundo divulgaram dados por–meio do CDP em 2022, incluindo mais de 18.700 empresas que valem mais de 51% da capitalização de mercado global, além de mais de 1.100 cidades, estados e regiões. O CDP é membro fundador da iniciativa Science Based Targets, We Mean Business Coalition, The Investor Agenda e da iniciativa Net Zero Asset Managers.
Imagem: freepik
By Taynã Souza
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