Associações rurais apoiadas pela Bracell são contempladas em edital do Projeto Bahia que Produz e Alimenta

Assistidas pelo Programa de Fomento a Negócios de Impacto da empresa, as entidades receberão recursos para melhoria de infraestrutura, capacidade produtiva e gestão

Três associações rurais apoiadas pelo Programa de Fomento a Negócios de Impacto da Bracell, situadas em comunidades no território do Litoral Norte e Agreste Baiano, foram contempladas com o edital da Companhia de Ação e Desenvolvimento Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio do Projeto Bahia que Produz e Alimenta, do Governo da Bahia. O edital CAR 002/2024 selecionou organizações produtivas da agricultura familiar para apoio à gestão qualificada de suas agroindústrias. Cada uma receberá R$ 205.975,30, sendo R$ 179.122,00 em recursos, a doação de um notebook e o restante em contrapartida de bens e serviços.

Uma das entidades contempladas foi a Associação dos Apicultores e Meliponicultores da Região Norte de Alagoinhas, que fica no município de Alagoinhas. A entidade possui como agroindústria o Apiário Flor do Rio Branco, que trabalha com a produção de mel, própolis, composto de mel e hidromel, que é uma bebida alcoólica fermentada considerada a mais antiga da humanidade.

A presidente da associação, Renilda Gomes da Costa, destaca que os recursos do edital ajudarão a ampliar as salas na unidade de beneficiamento de mel, assim como a participação de mais apicultores e meliponicultores da comunidade. “Vamos também produzir novos derivados de mel, como sabonetes e bolos, além de reforçar a produção do hidromel. A ideia é fazer com que os participantes do Apiário Flor do Rio Branco atinjam novos mercados com nossos produtos e possam ampliar a renda familiar”, pontua.

As outras duas beneficiadas pelo edital foram a Associação de Desenvolvimento Comunitário do Distrito de Dona Maria, em Olindina, que desenvolve, por meio da agroindústria Maria’S, produtos derivados da mandioca, como bolos, empanadas, sequilhos, goma de tapioca e raízes a vácuo; e a Associação de Agricultores Familiares e Mulheres Empreendedoras do Povoado de Prata Região, em Entre Rios. Essa associação tem como agroindústria as Delícias da Prata, que produz derivados das frutas da região, a exemplo de geleias, doces e compotas, além de biscoitos de polvilho da mandioca e batata-doce.

A parceira técnica da Bracell, Claudete Lelis, responsável pela implementação das ações do Programa de Fomento a Negócios de Impacto, informa que a iniciativa tem como premissa fomentar a autonomia das associações e grupos produtivos, com ações de fortalecimento institucional, assessoria técnica para melhoria de processos de gestão e mercado, contribuindo, desta forma, para a sustentabilidade. “O acesso a editais é um resultado do trabalho e este da CAR possibilitará que esses três empreendimentos possam, em curto prazo, ter mais fluidez nos processos administrativos para que acessem, de forma competitiva, o mercado, gerando renda para todos os envolvidos. Posso afirmar que esse trabalho vem transformando, na prática, a realidade local por meio do empoderamento de suas lideranças”, salienta.

Milena Oliveira, especialista em Responsabilidade Social da Bracell, destaca que, ao apoiar as associações e os projetos desenvolvidos por elas, a empresa contribui para o empoderamento das comunidades e para a geração de renda das pessoas que nelas estão inseridas. “A Bracell entende que valorizar o capital humano é fundamental para assegurar o cumprimento do pilar ‘Empoderando Vidas’, que faz parte do Bracell 2030 – agenda formada por compromissos e metas aliada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas. Por isso, a empresa realiza ações constantes para o desenvolvimento das comunidades, o que inclui o investimento em formações para a elaboração e gestão de projetos voltados à ampliação e qualificação de atividades produtivas geradoras de renda, a exemplo das desenvolvidas pelas três associações contempladas no edital da CAR”, afirma.

Renilda reforça que o apoio da empresa é essencial para que a associação possa caminhar com mais conhecimento e suporte para a apicultura e a meliponicultora na região. “A Bracell vem fazendo um trabalho de muita importância em nossa comunidade, oferecendo treinamento e dando capacitação para o desenvolvimento dessa atividade”, ressalta.

Atualmente, além das três associações contempladas pelo edital da CAR, o Programa de Fomento a Negócios de Impacto da Bracell apoia 15 iniciativas na área de influência da empresa na Bahia, além de uma cooperativa.

 

By AT Com

Compartilhe essa notícia

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email

Mais lidas

Colunistas

chico-moreira-colunas

Chico Moreira

Consultor e engenheiro florestal.

mario-coso-colunas

Mario Coso

Engenheiro Florestal e Mestre em Administração. Partner na ESG Tech Consulting.