Localizada no parque florestal de Calaveras, a “Pioneer Cabin Tree” tinha mais de 1000 anos e deliciava turistas de todo o mundo. Muito por causa do seu tronco característico, que tinha um túnel, construído há cerca de 137 anos
Árvore histórica dos EUA não resiste ao mau tempo
Uma árvore histórica, uma das mais famosas dos Estados Unidos, não resistiu ao mau tempo que se abateu sobre a Califórnia nos últimos dias e caiu no domingo. Chamada de “Pioneer Cabin Tree”, esta sequoia gigante era conhecida porque tinha um túnel no seu tronco.
As tempestades que afetaram a região da Califórnia durante o fim de semana, causando cheias em várias localidades deste estado norte-americano, foram implacáveis para uma das mais icónicas árvores dos Estados Unidos.
Localizada no parque florestal de Calaveras, com 45 metros de altura e 10 de diâmetro, a “Pioneer Cabin Tree” tinha mais de 1000 anos e deliciava turistas de todo o mundo. Muito por causa do seu tronco característico, que tinha um túnel, construído há cerca de 137 anos por um proprietário privado.
Por este túnel, chegaram a passar muitos automóveis, ainda que, recentemente, apenas peões estivessem autorizados a fazer a travessia. E durante anos, os visitantes do parque eram incentivados a cravar os seus nomes no tronco da árvore – uma prática que foi proibida em 1930.
Ora, esta árvore emblemática dos Estados Unidos caiu no domingo, por volta das 14:00, segundo informou Jim Allday, um voluntário do parque florestal.
As fortes chuvas que afetaram a região no fim de semana inundaram o terreno e o sistema de raízes pouco profundo das sequoias não terá resistido.
Nas redes sociais, os norte-americanos têm lamentado a perda do que consideravam ser um verdadeiro monumento da Natureza.
Por Sofia Santana TVi24