
Ambientalistas do Brasil e Argentina e representantes da Defensoria Pública participam dos debates; conclusões serão levadas ao Fórum Mundial em 2018
A proteção da água como um direito fundamental a todos é o tema de seminário que acontece no próximo dia 6 de dezembro em São Paulo na Defensoria Pública do Estado. O Instituto Brasileiro de Proteção Ambiental (Proam) é um dos organizadores do evento, que contará com a presença de especialistas do Brasil e da América Latina.
“A intenção do encontro é mostrar que a água é um bem comum de toda a sociedade e das espécies vivas, contrapondo-se às abordagens do business as usual que enfocam a água apenas como uma commoditiy ou ativo de mercado”, afirma Carlos Bocuhy, presidente do Proam e conselheiro do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama). O Proam é uma organização não-governamental (ONG) que estimula ações e políticas públicas com a finalidade de tornar o ambiente saudável.
Além do Proam e da Defensoria Pública de São Paulo, estão confirmados no seminário representantes da Defensoria Del Pueblo, de Buenos Aires, do Instituto Trata Brasil e da Procuradoria Geral da República, entre outros.
Segundo Bocuhy, “a iniciativa será muito importante para balizar e influenciar as posições de governos e organismos supranacionais sobre o fato de que água não é mera mercadoria”. Conforme ele, o objetivo do encontro é “promover uma necessária e urgente abordagem técnico, científica e jurídica sobre água como bem comum, sobre o qual todas as espécies vivas têm seus direitos garantidos”.
As conclusões do seminário serão levadas ao Fórum Alternativo Mundial da Água (Fama), que será realizado em Brasília em março de 2018.
Por Mauro Arbex
Imagem: Tua Saúde