
“Se o século VXII foi caracterizado por trabalhos com pedras, o século XVIII pelo refinamento da alvenaria, o XIX como o auge da estrutura metálica e o XX como a era do concreto, isso deixa o século XXI aberto para o próximo sucessor. Minha aposta é a madeira”. Alex de Rijke, do Royal College of Arts (Londres)
.
A Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF) estará na Constru Nordeste 2023 que acontece de 20 a 22/09 no Centro de Convenções de Salvador (BA) com o apoio da Federação das Indústrias da Bahia (FIEB), do Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia (Sinduscon) e do Sebrae. Além do apoio e de levar informações sobre o setor da madeira na Bahia, a ABAF intermediou a vinda de duas importantes empresas que utilizam madeira na construção civil e fará a compensação ambiental do evento.
.
Cerca de 150 marcas expositoras estão confirmadas na feira e a expectativa dos organizadores é receber por volta de 20 mil profissionais nos três dias. “Teremos uma programação de palestras e painéis de discussão para compartilhar conhecimento, apresentar cases de sucesso no Brasil e no mundo, destacando a região como polo de desenvolvimento para todo o setor da construção”, comenta o presidente do Sinduscon, Alexandre Landim.
.

Área de preservação ao lado de plantio da Suzano – Regional Bahia
.
“Sempre nos interessam eventos que contribuam para que o setor florestal brasileiro (e baiano) se expandam e se desenvolvam sobre bases sustentáveis. Trabalhamos por mais florestas, mais empresas, mais fornecedores, mais serviços e produtos florestais. As vantagens competitivas da madeira plantada para o setor de construção civil também são de interesse da ABAF, que vem investindo na divulgação do uso múltiplo da madeira”, informa Mariana Lisbôa, presidente da Associação.
.

Eucalipto e Mata Atlântica – Bracell Geison Rezende
.
Uma das palestras do setor (21/09, às 17h) será com Alan Dias, um dos sócios-fundadores da TimBau Estruturas que vai falar sobre “Estruturas de madeira engenheirada no Brasil e no mundo”. Dias é engenheiro civil com mais de 20 anos de experiência em Estruturas de Madeira, ganhador de três prêmios Talento da Gerdau/Abece e já participou de diversas obras em madeira pelo Brasil e pelo mundo. Em sua palestra, o engenheiro vai apresentar: prédios e construções em madeira; fabricação de madeira engenheirada; madeira e sustentabilidade e madeira em situações de incêndio.
.

Alan Dias
.
A outra indicação da ABAF, a Venturoli Madeiras terá palestra (22/09, às 19h) sobre “Experiência Venturoli no uso da madeira cultivada na construção civil”, com a sócia diretora da empresa, Maíra Venturoli. Desde 1988, a Venturoli oferece aos seus clientes todo o tipo de peças produzidas (beneficiadas e tratadas), com eucalipto e pinus cultivados, para a construção civil: cercas e estruturas pré-fabricadas para o setor rural, cruzetas e dormentes para linhas elétricas e férreas. Atende – em todo o Nordeste – o mercado de varejo e o de empresas, construtoras, hotéis, engenheiros e arquitetos.
.
“Somos especializados no aparelhamento e beneficiamento de madeiras e temos o propósito de oferecer uma alternativa sustentável, economicamente viável e complementar em relação a outros materiais construtivos como o concreto, o aço e o vidro, entre outros. Assim, oferecemos uma alternativa construtiva inovadora em madeira renovável com qualidade e durabilidade, buscando a satisfação dos clientes, respeitando o meio ambiente e contribuindo para o bem-estar da comunidade”, informa Maíra.
.
“Ramos da engenharia, da construção civil, arquitetura e design mostram inúmeras aplicações da madeira industrializada num contexto que ainda é novo no Brasil e que pode vir a se tornar nicho de negócios na Bahia. É preciso conhecer e divulgar, cada vez mais, as mais novas tecnologias em madeira industrializada na construção civil”, completa Wilson Andrade, diretor executivo da ABAF.
.
.
A madeira consiste como um dos materiais de construção mais antigos da história humana com especulações de seu uso há mais de 10.000 anos. Em consequência das mudanças climáticas, a busca por materiais sustentáveis e de menor impacto ambiental tem aumentado, tendo a madeira um papel protagonista nesse cenário por ser, um material natural, renovável e de fácil e diversificado uso. Além disso, o uso racional da madeira nas construções proporciona melhor aproveitamento energético se comparado a outros materiais como aço ou concreto.
.
Carbono – A ABAF vai fazer a compensação ambiental por meio do cálculo de carbono emitido pelo evento e do plantio de mudas nativas para sequestrar a quantidade correspondente dessas emissões. “Esta é uma estratégia poderosa para preservar o meio ambiente e combater as mudanças climáticas. Ao adotar essa abordagem, empresas, governos e indivíduos demonstram um compromisso real com a sustentabilidade, contribuindo para a construção de um futuro mais equilibrado e saudável”, acrescenta Lisbôa.
.
O setor florestal – Segmento com a maior potencialidade de crescimento e de cooperação para a desconcentração da economia no estado, pois as operações (industriais e de plantio) estão no interior, especialmente em quatro polos (Litoral Norte, Oeste, Sudoeste e Sul e Extremo Sul da Bahia), levando mais empregos, capacitações, tecnologia, renda, impostos e contribuições sociais e ambientais de elevada significância.
.
Além disso, o setor de base florestal na Bahia tem alavancagem e alavanca diversos outros importantes segmentos econômicos. É forte a integração e o atendimento da demanda das seguintes cadeias produtivas que consomem madeira em seus processos: mineração, construção civil, têxtil, papel&celulose, energia, agronegócio (secagem de grãos), carvão vegetal, movelaria, pisos laminados, entre outros.
.
.
Para ampliar e consolidar este trabalho, a ABAF está trabalhando a proposta do Plano Bahia Florestal 2033, cujos objetivos são: adensamento e verticalização da cadeia produtiva de madeira; atração de novos investimentos (em ampliação ou novas fábricas); dobrar a área plantada (passar dos atuais 700 mil para 1,4 milhão de hectares); intensificação do uso múltiplo da madeira; maior inclusão dos pequenos e médios produtores e processadores de madeira; pleno atendimento da demanda de madeira dos mais importantes segmentos da economia; contribuir para a maior descentralização da economia do estado; incentivo de investimentos agroindustriais que podem se beneficiar das novas infraestruturas implantadas em torno da Ferrovia de Integração Oeste – Leste (Fiol), da Centro-Atlântica (FCA) – esta que vai cortar a Bahia de Norte a Sul – e do novo Porto Sul.
.
.
Para isso está construindo um grupo forte e diverso para trabalhar a proposta com a Federação da Agricultura da Bahia (FAEB), Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Sebrae Nacional e Bahia, Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), Secretaria do Planejamento do Estado da Bahia (Seplan), Secretaria de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento na Bahia (MAPA/BA), Desenbahia, Banco do Nordeste, entre outros.
.
ABAF – Desde 2004, a ABAF representa a cadeia produtiva de árvores plantadas, do campo à indústria, no estado. Contribui para que o setor florestal baiano se expanda e se desenvolva sobre bases sustentáveis, seja do ponto de vista econômico, ambiental ou social. Trabalha por mais florestas, mais empresas, mais fornecedores, mais serviços e produtos florestais. Este trabalho é feito com os associados, autoridades, governos, academia e demais parceiros em nível local, estadual e nacional. Árvore plantada é o futuro das matérias-primas renováveis, recicláveis e amigáveis ao ambiente, à biodiversidade e à vida humana. Informações: abaf.org.br e nas redes sociais (@abaf.bahia). Wilson Andrade/Diretor Executivo – (71) 98801-3000 /wilsonandrade@
.
By Yara Vasku | Abaf
Imagens: Divulgação
.
————————
Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail [email protected]. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.
Conheça outros de nossos canais do setor: