Encerre 2018, fazendo valer cada dia do segundo semestre. Abra as portas para os resultados positivos. Ainda há tempo. Marca forte, estratégia, relacionamento, e novidades sempre impulsionam as vendas. Mas antes de mais nada, vamos além do óbvio para desenrolar o seu comercial, e o ano fechar no azul!
Por Sol Andreassa
Aumento da competitividade. Valorização da inovação. Personalização. Ressignificação. A forma com que vemos e vivemos o mundo, se transformará fundamentalmente nas próximas décadas. Bom ou ruim, é somente através da inovação que as pessoas e as empresas diferenciam-se no mercado e conseguem desbancar a concorrência. E então, para que sua análise comercial seja completa, estudaremos a história bíblica de Davi x Golias. Um jovem e franzino israelita havia deslocado-se para levar água e alimentos para seus irmãos que lutavam no exército de Israel contra os filisteus. Chegando lá, viu como o gigante insultava os soldados israelitas, e ainda prometia escravizar aquele povo, caso vencesse. Conta-se nas leituras que Golias tinha cerca de 3 metros de altura, era fortíssimo e extremamente intimidador. Como ninguém mais propunha-se a lutar contra o gigante, Davi, decidiu empenhar-se por seu povo. É possível imaginar a reação de todos que estavam ao redor, imaginando o triste fim daquele jovem. O que ninguém imaginava, era que o pastor de ovelhas tinha inteligência emocional e estratégia. Usou seu estilingue (e mira certeira), para vencer Golias e libertar os israelitas dos filisteus.
Trazendo essa história para o mundo dos empreendedores, gestores e vendedores, qualquer semelhança será apenas mera coincidência. Qualquer pessoa que hoje, abra um novo negócio, e tenha percepção e astúcia, e comece a chacoalhar as empresas gigantes, é um “super Davi” lutando contra os “Golias” do mercado nacional e mundial. A tecnologia nos mantém a um click de distância de nossos consumidores, clientes, parceiros e concorrentes. Não devemos subestimar ninguém. Então, com a analogia feita, vamos as estratégias do segundo semestre de 2018.
DE OLHO NAS VENDAS DE AMANHÃ
Este trecho é destinado ao empreendedor que é também questionador. A sua opinião é a mais importante dentro o seu negócio, pois é a única que detém a força da mudança. Então, fique tranquilo. Não existem respostas certas ou erradas aqui. O intuito é enxergar o seu negócio por um outro ângulo, e assim manter os pés no chão em cada movimento estratégico. Vamos às perguntas:
– Quando você pensa no futuro, você sente animação, ansiedade, medo ou alegria?
– O que te motiva diariamente?
– Com que frequência você se informa sobre as tendências do futuro dentro do nicho em que atua?
– Como você reage as tendências: tem vontade de aplicá-las em seu negócio ou acredita que isso pode ser passageiro, e você pode manter seus produtos assim, porque afinal, sempre vendeu bem?
– Você costuma inovar visualizando a expectativa de seus clientes e pesquisas, ou simplesmente copiando ideias aleatórias que vê pelo mercado?
META – UM DIA DE CADA VEZ
Antes de começar seu desafio de final de ano, ou seja, o que você deseja conquistar na linha de chegada, é importante rever seu plano de metas. Balanço do primeiro semestre em mãos? Desconta dos 12 meses, a diferença divide pelos dias úteis que faltam até o fim deste ano e, pronto! Eis aí sua meta diária até 31.12.2018. Lembrando que é preciso ter uma boa dose de realidade. Traçar metas inatingíveis frustrará a equipe. Utilize sempre as metas ESMART – Específicas, mensuráveis, alcançáveis, realistas, e com tempo específico para que sejam atingidas. Vale o destaque: as metas semanais são mais vantajosas por que trazem aceleração frequente.
COMO CRIAR O PLANEJAMENTO SEMANAL DE VENDAS
Alguns negociadores do mercado costumam dizer que não existe negócio ruim. Ruim é aquele que você não realizou. Estabelecendo-se os limites, a frase é verdadeira. Mas e um mês ruim, existe? São no mínimo 28 dias, 4 semanas. Cada semana com 5 dias. E todos eles têm que ser muito ruins para que seu mês feche no vermelho. Vamos analisar: cada dia compõe 5% da nossa meta. Esta é a grande sacada. Se todos os dias você alcançar estes 5%, será um campeão de vendas. Assim acabam os “altos e baixos” do comercial, e também os resultados medíocres. Vamos lá para a fórmula do sucesso das vendas, um dia de cada vez:
– Qual a coisa mais importante a fazer hoje?
– Qual a meta de vendas deste dia?
– Quais clientes, prospects e também, ex-clientes que devo contatar hoje?
– Como farei este contato em cada caso, de forma específica?
– Evitar distrações durante a execução destas atividades.
DIÁRIO DO (MELHOR) VENDEDOR
Começou a perceber os resultados positivos? Vamos construir o seu diário de vendas. Relate neste seu diário que pode ser em um caderno, agenda, planilha, sistema, onde você preferir, quais as ferramentas/métodos você utiliza para gerir as informações e o seu tempo. Liste os principais ganhos que obteve com as mudanças geradas desde o novo planejamento. Relacione os sucessos e fracassos, reveja caso a caso. Assim você conseguirá refletir sobre o que é necessário, para ter dias mais produtivos.
ENCANTAR MEUS CLIENTES?
Um amigo sempre me diz: o sucesso de tudo está no propósito. Realizar com alma, com paixão!Olhar para o futuro, mas antes de mais nada, pensar no outro ser humano que está do outro lado. Sabedoria e experiência de águia não faltam para este grande amigo. Mas é possível sempre encantar? Partimos do princípio que o novo atrai. Bom relacionamento, transparência, e inovação de tempos em tempos, respeitando a maturidade do mercado é fundamental.
O QUE ME IMPEDIU NO PASSADO
Pense em quantas atividades você realizou neste dia. Quantas coisas não conseguiu terminar? Observe quantas vezes você interrompeu seu processo de vendas hoje. Foi um vídeo do WhatsApp daquele seu primo que faz cinco anos que você não vê? Um novo post no facebook? Talvez um novo vídeo (comercial) de algo que você não precisa comprar no instagram? Lembre-se que já iniciamos o segundo semestre. O tempo voa meu bem! Preciso lembrá-lo da sua meta de começo de ano! Saber o que te distrai é fundamental no processo de otimização de vendas.
DESAFIO: AUMENTAR O NÚMERO DE PROSPECTS
Se você precisa aumentar o número de clientes ativos, não tem escapatória. É preciso aumentar seus prospects, e consequentemente no fim deste processo terá aumentado também as vendas. Então, analise sua carteira de clientes. Pense em quais novos clientes quer atender, e quem tem potencial para ser seu novo cliente. Investigue quem é o decisor para comprar seus produtos/serviços, e ainda como você pode chegar até eles. Se não souber, é importante pensar em quem pode ajudá-lo com isso. Existe um caminho fácil para alcançar novos clientes: perguntar para quem já compra de você. Muitos vendedores não conseguem indicações porque simplesmente não perguntam.
Analise em seguida, quantas horas é possível dedicar e qual o melhor horário para pesquisar e prospectar. Quantos clientes potenciais você identificou nos últimos 90 dias? Qual a sua média semanal?
SER ENCONTRADO
Onde as pessoas procuram pelo que precisam hoje em dia? Você vai responder rapidamente: no Google! Mas lembre-se que muitas pessoas não conhecem seu produto, não conhecem o nome da sua empresa, e nem mesmo receberam uma única visita do seu vendedor. Pois bem, ter um site bonito, responsivo e com bom conteúdo é o primeiro passo. Utilizar os mecanismos do Google, como o geolocalização é primordial. Outras ferramentas também podem ajudar como o Google Meu Negócio e também Bing Places. Lembrando que estar presente nas redes sociais é super legal, mas não substitui a responsabilidade de ter um site criativo e navegável. Conteúdo em texto e vídeos tem trazido resultados orgânicos (não pagos) de forma bem interessante. E-books com bons conteúdos trazem engajamento e vendas!Reflita: mesmo com todas estas soluções complementares, nada substitui o face to face. Visite. Exponha. Permita-se ser encontrado!
INSPIRAÇÃO
Busque por inspiração diária. Compre alguns bonslivros de vendas. Mantenha-se ativo e insistente. Leia as informações do setor em mídia especializada (de boa qualidade). A forma como você conhece e relaciona-se com seus clientes e mercado, demostra claramente se o caminho percorrido está correto.
Aprender a dividir intenções de ações é fundamental. Compartilhe suas ideias. Fale e contribua. Seja o gestor que todos desejam ter na equipe.
A intenção comercial deve ser consistente. Viver o que diz é fundamental. Quem pratica diferente do que fala é desmascarado em pouco tempo. Vendedores de baixo resultado são aqueles que não conseguem manter a intenção. Manter o foco é o feijão com arroz de todo bom vendedor.
Os melhores meses de vendas vem aí, você precisa estar preparado. Foco nas grades datas do varejo, (Black Friday e Natal) e “pé na tábua!”.
Coloque em sua agenda, em janeiro de 2019, escrever-nos um e-mail contando como mudou o seu processo e resultados de vendas. Ficaremos felizes em compartilhar com o mercado seu case de sucesso! Escreva para [email protected] com o título “LI NO MEGA MOVELEIROS E DEU CERTO!”.
Por Redação Grupo Multimídia
Imagem: Ilustração