Grupo Irmãos Franciosi passou a usar Climate FieldView™, da Bayer, para aumentar a precisão nas aplicações e adotar um consumo mais sustentável de insumos
Otimizar recursos é uma das prioridades do Grupo Irmãos Franciosi, de Luís Eduardo Magalhães (BA), que cultiva cerca de 60 mil hectares, principalmente de soja, milho e algodão. A companhia tem utilizado análise de dados para embasar a tomada de decisões e adotou a plataforma de agricultura digital Climate Fieldview ™ , da Bayer, para agilizar o processo e torná-lo mais preciso.
FieldView™ foi integrado aos equipamentos há cerca de um ano, tanto no plantio como na colheita, segundo Thomaz Struckel, gestor de tecnologia do Grupo Irmãos Franciosi. Um dos resultados mais visíveis é no manejo dos talhões e na definição precisa do volume necessário de defensivos ou outros insumos agrícolas em cada área.
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“Neste ano, em um mesmo talhão de soja, identificamos áreas de alta e de baixa produtividade através da plataforma. Com isso, foi possível fazer a aplicação mais detalhada de defensivo. Em vez de usarmos o produto em todos os 100 hectares nesse talhão, fizemos uma microaplicação e reduzimos em cerca de 40% o volume utilizado”, afirma.
Mapa de produtividade do talhão de soja em 14.fev.2020 e 15 dias depois. Quanto mais verde, maior potencial de produtividade. Manchas vermelhas no segundo mapa mostram área que já foi colhida.
A replicação desse uso mais direcionado em outros talhões permite ampliar o ganho de produtividade e também colabora para um consumo mais sustentável de insumos. “Ao planejar melhor as ações, conseguimos consumir apenas o necessário, diminuindo muito os casos de estoque vencido, que depois precisaria ser devolvido”, diz Struckel.
A Climate FieldView™ também foi fundamental no manejo do solo nas fazendas do grupo, segundo o gestor. “Com a ferramenta identificamos que era preciso aumentar a permeabilidade do solo no talhão, ainda que a vegetação estivesse visualmente adequada. Se tivéssemos utilizado apenas um drone, por exemplo, não teríamos observado o problema e teríamos uma perda significativa de produtividade naquela área.”
A tendência é que a otimização se torne ainda mais expressiva ao longo das safras, à medida que mais dados estejam disponíveis para correlação.
“A Climate FieldView™ funciona como um balizador. Permite que comparemos, por exemplo, se uma mudança feita em um estande nos trouxe ganho em relação ao ano passado ou que comparemos um teste com uma área de controle. Contribui tanto no controle de problemas como no planejamento”, afirma Thomaz Struckel.
A integração da plataforma e dos dados gerados a outras soluções, como sementes e produtos de proteção de cultivo mais inovadores, permite que os produtores maximizem seu potencial produtivo, melhorem a eficiência e gerencie melhor os riscos em sua propriedade, segundo Abdalah Novaes, líder de negócios da Climate FieldView para a América Latina.
“O uso inteligente dessas ferramentas permite que o produtor adote um conjunto de soluções cada vez mais personalizado para cada local na sua propriedade, levando em consideração as particularidades de sua fazenda e suas prioridades, garantindo um retorno mais sustentável: econômico e ambiental”, conclui Novaes.
Sobre a Bayer
A Bayer é uma empresa global focada em Ciências da Vida nas áreas de saúde e nutrição. Seus produtos e serviços são desenvolvidos para beneficiar pessoas apoiando-as para superar os maiores desafios apresentados pelo crescimento e envelhecimento populacional. Além disso, a companhia visa criar valor por meio da inovação e crescimento. A Bayer é comprometida com os princípios do desenvolvimento sustentável e a marca Bayer representa confiança, credibilidade e qualidade ao redor do mundo. No ano fiscal de 2019, com cerca de 104 mil colaboradores, obteve vendas de € 43.5 bilhões. Os investimentos totalizaram € 2,9 bilhões e as despesas com Pesquisa & Desenvolvimento somaram € 5,3 bilhões. Para mais informações, acesse http://www.agro.bayer.com.br/
Sobre a plataforma Climate FieldView™
O Climate FieldView™ é a plataforma de agricultura digital da Bayer, que coleta e processa automaticamente dados de campo e ajuda os clientes avaliarem a performance de cada talhão, do plantio à colheita. A ferramenta ajuda o produtor rural a aumentar a produtividade e tomar decisões com base na análise de dados diversos coletados – desde solo, clima, máquinas etc. O Climate Fieldview permite que os produtores tenham uma visão do cultivo por metro e, desta forma, aplicações de sementes, fertilizantes, pesticidas e água são realizadas apenas se onde forem mais necessários. A plataforma FieldView™ oferece ferramentas de monitoramento que ajudam os agricultores a usar mais eficientemente nitrogênio e agroquímicos, reduzindo as emissões de gases de efeito estufa e o escoamento de defensivos. Os alertas de precipitação, por exemplo, permitem aos agricultores saberem quais campos podem estar muito úmidos ou com muito vento para definir a aplicação dos defensivos de forma mais eficaz e assim evitar gastos desnecessários. Satélite e drones fornecem imagens da saúde no campo em tempo real, permitindo que os agricultores identifiquem áreas de estresse nas culturas ou infestações por pragas, para que ações corretivas possam ser tomadas de forma rápida e eficiente. Os recibos digitais fornecem um registro das atividades de gerenciamento da fazenda, os agricultores podem quantificar suas práticas sustentáveis, como o sequestro de carbono, e quantificar os impactos ao meio ambiente. Toda esta transformação digital, que trará uma enorme competitividade para o agronegócio no Brasil, só é possível pois existe por trás a garantia dos direitos intelectuais às inovações implementadas pela ferramenta, que permite que sua comercialização seja financeiramente viável para a Bayer.
Declarações prospectivas
Este comunicado pode conter declarações prospectivas baseadas nas previsões atuais da equipe executiva da Bayer. Diversos riscos, incertezas e outros fatores, conhecidos ou desconhecidos, podem gerar diferenças materiais entre os reais e futuros resultados, situações financeiras, desenvolvimentos e desempenhos da empresa e as estimativas apresentadas aqui. Esses fatores incluem aqueles discutidos nos relatórios públicos da Bayer, disponíveis no site da empresa: http://www.bayer.com. A companhia se isenta de qualquer responsabilidade pela atualização destas declarações prospectivas e pela precisão de eventos e desenvolvimentos futuros.
Por Igor Utsumi
Imagem: Divulgação
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