Evento realizado na sede da Rumo, em Curitiba, reúne representantes das concessionárias, governo federal e membros da UFRGS.
As medidas de monitoramento e controle do atropelamento de animais nas ferrovias brasileiras pautaram discussão durante a última semana, na sede da Rumo, em Curitiba (PR). A Companhia recebeu representantes de outras concessionárias, do IBAMA e especialistas em medidas de proteção da fauna para uma revisão sobre as estratégias mais eficazes. O workshop Monitoramento de Mortalidade de Fauna e Medidas Mitigadoras em Ferrovias ocorreu de terça (7) a quinta-feira (9).
É a segunda vez que o grupo se reúne para debates que devem representar avanços no texto da Instrução Normativa nº 13/2013, que estabelece a metodologia de monitoramento do atropelamento de fauna em ferrovias. O primeiro encontro ocorreu em Porto Alegre (RS), na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialistas do IBAMA e do Associação Nacional de Transportes Ferroviários (ANTF) acompanham as discussões. Além da Rumo, estão envolvidos especialistas das concessionárias Vale, VALEC e VLI e consultores privados.
Uma série de medidas já são adotadas pelas concessionárias para redução do risco de atropelamentos em diferentes biomas, como o Pampas, a Mata Atlântica, o Pantanal e o Cerrado. Além da implantação de passagens sob os trilhos (conhecidas com passa-fauna), vem sendo testado o uso de apitos nas locomotivas (acionados pelo vento, em frequência audível apenas aos animais). O monitoramento das populações contribui para a verificação da eficácia de cada ação.
A programação do workshop desta última semana incluiu revisão de protocolos que ajudam no controle da mortalidade. O objetivo é definir avanços no monitoramento e na adoção de medidas mitigadoras de acidentes envolvendo animais nas ferrovias brasileiras. Projetos de cooperação tendem a ajudar nesse processo, com troca de experiências e de conhecimento teórico e prático entre.
Sobre a Rumo
A concessionária tem 12 mil quilômetros de malha ferroviária, mil locomotivas, 25 mil vagões e mais de 13 mil funcionários diretos e indiretos. Atua no transporte ferroviário de cargas em cinco estados (São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul).
Por Jose Rocher – Loures Consultoria
Imagem: Divulgação