Por meio de aplicativo em celulares, mecânicos preenchem as informações em tempo real que podem ser acessados por toda a equipe, otimizando os processos de manutenção das máquinas florestais
A Suzano investiu em um novo modelo de transmissão de dados na área de manutenção da colheita na Unidade Três Lagoas (MS). A iniciativa consiste em um aplicativo de celular, o “Smartquestion”, que traz mais agilidade e praticidade para a rotina da manutenção de máquinas florestais utilizadas da colheita. O aplicativo foi instalado em 90 smartphones e permite preencher os relatórios que podem ser acessados imediatamente por profissionais de toda a área de manutenção florestal, facilitando a tomada de decisões. A iniciativa faz parte do projeto Paperless, que substituí formulários impressos por digitais direto no aplicativo, agilizando o fluxo de informações para o planejamento inteligente de manutenção.
“O novo processo traz mais qualidade às atividades de manutenção, integrando o sistema de gestão e trazendo maior precisão e padronização das informações, além de rapidez em reparos e trocas de peças. A equipe do planejamento, por exemplo, utilizava 30% do tempo em coleta e processamento da informação. Agora, os profissionais recebem as informações em tempo real e podem investir tempo na análise e solução dos problemas”, afirma o gerente-geral de Operações Florestais da Suzano em Mato Grosso do Sul, Tomás Balistiero.
Para exemplificar melhor a inovação, as vistorias de equipamentos, por exemplo, avaliam 31 questões diferentes, como números da máquina, do técnico, códigos de peças, tipo de manutenção e ocorrências. Por isso, alguns reparos necessitavam de tempo elevado, dependendo de fatores como a recepção de dados por todos os setores envolvidos, disponibilidade de estoque e aprovação do serviço. Com a tecnologia, foram eliminados mais de 4 mil formulários por mês e todo o processo é feito em instantes.
“Com o aplicativo, a atividade ficou mais simples e é possível até fazer reserva de peças do estoque, acelerando o processo de tomada de decisão e agilizando o conserto dos equipamentos”, afirma Rafael Azevedo, gerente de Colheita Florestal da Suzano em Mato Grosso do Sul.
Iniciada em dezembro de 2018, a utilização do aplicativo vem sendo feita para manutenções planejadas, que representam 70% do total das ocorrências em Três Lagoas. A partir de abril deste ano, o modelo também será adotado para as inspeções corretivas, aquelas que necessitam intervenção mais rápida, muitas vezes com paralisação no funcionamento do equipamento.
A intenção é replicar o modelo para as unidades da Suzano até o final do ano.
Sobre a Suzano
A Suzano, empresa resultante da fusão entre a Suzano Papel e Celulose e a Fibria, tem o compromisso de ser referência global no uso sustentável de recursos naturais. Líder mundial na fabricação de celulose de eucalipto e uma das maiores fabricantes de papéis da América Latina, a companhia exporta para mais de 80 países e, a partir de seus produtos, está presente na vida de mais de 2 bilhões de pessoas. Com operações de dez fábricas, além da joint operation Veracel, possui capacidade instalada de 11 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano. A Suzano tem aproximadamente 37 mil colaboradores diretos e indiretos e investe há mais de 90 anos em soluções inovadoras a partir do plantio de eucalipto, as quais permitam a substituição de matérias-primas de origem fóssil por fontes de origem renovável. A companhia possui os mais elevados níveis de Governança Corporativa da B3, no Brasil, e da New York Stock Exchange (NYSE), nos Estados Unidos, mercados onde suas ações são negociadas.
Por Imprensa Suzano
Imagem: Divulgação