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A nova geração de caminhões Scania agora está completa, com 24 cabinas diferentes
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Série L – uma gama totalmente nova de cabinas com piso rebaixado para aplicações urbanas, como distribuição, recolha de lixo e tratamento de resíduos
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Um único degrau de acesso, aliado a um sistema de inclinação automática
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Ótima ergonomia e interação com os outros usuários da estrada
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Caminhão a gás, extra baixo, para cargas volumosas, em exposição no exterior
Na IAA 2018 (67º Salão Internacional de Veículos Comerciais) juntando-se à nova linha L, a Scania apresenta para a Europa nada menos do que 24 alternativas diferentes de cabines, que vão desde as P até as poderosas S, para operações de longa distância. A julgar pelo modo como foi recebida pela imprensa, clientes e fabricantes de carroçarias, a série L já é um sucesso. Com essa variedade de cabines em seu portfólio, a Scania reforça seu propósito de oferecer soluções conectadas, inteligentes e sustentáveis na medida para cada cliente. A feira, que começou no último dia 20, será realizada em Hannover até esta quinta-feira (27).
“Pode se dizer que a série L é a cereja do bolo na nossa linha urbana,” afirma Maria Johansson, diretora de Produto Urbano em Caminhões na divisão global da Scania. “A série L dispõe de características essenciais para operações em ambiente urbano, com tráfego intenso, numa realidade em que se divide a estrada com diversos usuários.”
“Existe uma tendência óbvia para as cabines de acesso rebaixado, como é a característica da série L, que eram tradicionalmente utilizadas, principalmente, nos caminhões para coleta de lixo. Mas, que agora, são indicadas para cada vez mais aplicações,” afirma Johansson. “Há cerca de uma década, muitas pessoas teriam ficado surpresas ao verem um caminhão de coleta de lixo com uma cabine rebaixada. Hoje, porém, é algo que vemos todos os dias, sobretudo nas cidades grandes. A distância do solo e ângulos de ataque são fatores largamente compensados pelas vantagens para todos aqueles que a conduzem em cidades.”
A série L da Scania pode ser equipada com um sistema de inclinação automática ao nível dos joelhos, que acaba por resultar num degrau de 44 centímetros. Além de ficar mais baixo, o degrau é também largo, constituindo assim uma boa ajuda para alguém que tem de subir e descer com frequência da cabina ao longo de cada dia de trabalho.
Segundo Johansson, há um grande interesse de clientes em mudar para veículos de acesso rebaixado, pela crescente importância atribuída à sustentabilidade, sobretudo pelos órgãos de gestão e os organismos governamentais, nas principais cidades.
“Veículos modernos são fundamentais para atender as necessidades de demanda das cidades”, comenta Maria Johansson. “Nas ruas de Londres, por exemplo, um caminhão de coleta de lixo com acesso rebaixado, janela de segurança (Scania City Safe) na porta do passageiro, motor silencioso e movido a biometano, são características muito mais desejáveis do que qualquer veículo tradicional”, salienta. “As zonas com maiores restrições em termos de ruído, de regras sobre controle de emissões e interação com outros tipos de tráfego, fazem com que opções tradicionais de caminhões para tal aplicação não sejam a melhor alternativa”, completa.
Com uma grade transportando o condutor praticamente ao nível da estrada, os caminhões da série L são ideais para ambientes urbanos. Além de o motorista poder desfrutar da melhor ergonomia, está também mais próximo do nível dos outros elementos mais vulneráveis da estrada, permitindo assim visualizá-los melhor.
“Ser sustentável é muito mais do que ‘simplesmente’ reduzir as emissões de combustível fóssil ao mínimo,” acrescenta Johansson. “Desenvolver caminhões que atraem os condutores e os ajudam a fazer um excelente trabalho, enquanto diminuem o risco de consequências negativas para os outros seres humanos é um bom exemplo de como nós, na Scania, continuamos a fazer a diferença.”
Caminhão a gás natural rebaixado
Na IAA 2018, a Scania apresentou o caminhão a gás liquefeito (GNL) de acesso rebaixado para o transporte de longas distâncias e mercadorias de grande volume. O veículo em questão, um 4×2 de teto alto, com 3.750mm de distância entre-eixos e o novo motor movido a GNV de 13 litros e 410 cv, é de fato o que melhor se adapta ao transporte de mercadorias volumosas. Está equipado com tanques que permitem um alcance de até 700 km com biogás.
“Esse veículo, que pode transportar até 40 toneladas, é um bom exemplo daquilo que pode ser feito no âmbito do sistema modular Scania”, diz Maria Johansson. “Os caminhões a gás devem dispor de pelo menos 200 mm de espaço livre desde o solo aos tanques, enquanto um veículo de transporte de mercadorias volumosas tem, ao mesmo tempo, de ser baixo. Este é um bom exemplo de como é possível cumprir com os dois critérios, graças ao sistema flexível de produção da Scania.”
Por Carlos Eduardo Biagini
Imagem: Dan Boman 2017