Evento que reúne mais de 350 marcas expositoras das cadeias construtivas do cimento e do concreto registra pico de visitação nos dois primeiros dias
Outro destaque do segundo dia de feira foi o Concurso Ruas do Futuro, que elegeu os melhores projetos desenvolvidos por estudantes de arquitetura
Tal como o primeiro dia, o Concrete Show, única feira da América Latina a reunir toda a cadeia produtiva do cimento e do concreto, recebeu milhares de profissionais da construção civil nesta quinta-feira (15), que visitaram o evento em busca de novidades em tecnologias e serviços para estes segmentos. Comum aos visitantes e empresas participantes da feira é a percepção de um reaquecimento na prospecção e na intenção de investimentos no setor, que vem saindo de um período de retração da atividade.
“Percebemos nas empresas que estão participando do Concrete Show uma nova disposição, com franca orientação para investir em inovação, conhecimento e eficiência, de forma a estarem preparados para quando os negócios ganharem novamente escala de outros tempos”, avaliou a gerente geral do portfólio de infraestrutura da Informa Markets, Márcia Gonçalves.
Uma das marcas presentes na feira, que apostam no investimento em inovações, por exemplo, é a Liebherr Brasil, que traz as novidades da empresa em equipamentos. “Estamos expondo os últimos lançamentos de nosso portfólio, como a auto-bomba, o caminhão-betoneira, a carregadeira e o misturador da marca, que trazem mais produtividade e eficiência ao mercado”, destacou a coordenadora de marketing da companhia, Tatiana Bielefeld.
O mesmo vale para a Caterpillar, que reservou duas novidades para o evento: a miniescavadeira modelo 303.5, de 3,5 toneladas; e a Carregadeira 920K (ambas produzidas no Brasil, no Paraná, sendo a carregadeira desenvolvida especialmente para o mercado concreteiro). Outra vantagem do equipamento é que ele possui fácil manutenção e tem mais agilidade em espaços menores, devido ao moderno design.
A gerente comercial da empresa, Renata Farina, demonstrou ânimo com o mercado, e diz que muitos visitantes estão procurando o estande com prospecções de compras para o próximo ano. “Eu sinto um aumento na visitação qualitativa de feira deste ano. Muitas pessoas do ramo estão procurando a Caterpillar pelo interesse nos novos produtos”, disse.
Quem também aproveitou a 12ª edição do Concrete Show para apresentar ao setor suas mais recentes inovações foi a Sika, que evidenciou as novas argamassas e revestimentos impermeabilizantes da Portokoll e da Quimicryl, duas marcas da companhia. Outro anúncio da empresa no evento deste ano foi a aquisição da Parex, uma empresa forte no mercado e altamente complementar à linha de atuação em que a Sika está posicionada. “A ideia é enriquecer nossa operação por meio de segmentos nos quais não tínhamos produtos. Cerca de 96% do catálogo de uma empresa difere da outra, ou seja, o portfólio é totalmente complementar”, explicou o gerente de marketing da Sika, Rodrigo Silva.
Já a gerente de marketing da Quimicryl, Cláudia Fernandes, disse que está gostando muito do que o evento oferece. “É a primeira oportunidade de falarmos para o mercado das nossas novidades, como as recentes aquisições da Sika e os novos produtos da marca”, acrescentou.
Pré-fabricados – Participante da feira desde a primeira edição, a Prefab, empresa especializada no desenvolvimento de pré-fabricados de concreto, apresenta no estande o portfólio de construção de grande porte da marca, como shoppings, hipermercados, centros de distribuição, entre outros empreendimentos. “Já sentimos uma reaquecida do mercado da construção e um cenário positivo para a retomada do setor”, pontuou o coordenador da companhia, Claudio Quintaneiro.
Pavimentação de concreto ganha espaço nas grandes cidades
A substituição do asfalto por pavimentação de concreto vem se tornando realidade em diversos lugares do mundo. Mais resistente, especialmente para a construção de estradas, o Concrete+ — matéria-prima que é o tema central do Concrete Show — foi tema de debate entre engenheiros de países da América do Sul durante o “Seminário Internacional de Pavimentação Urbana”, realizado durante a feira.
O engenheiro e representante da CEMEX México, Marco Inzunza, trouxe exemplos de pavimentos no país que foram substituídos por concreto. Segundo o especialista, o concreto hidráulico já foi usado em obras mexicanas nos anos 40, e algumas estruturas possuem qualidade e integridade até hoje.
Inzunza detalhou também os principais benefícios da pavimentação de concreto. A primeira delas é a durabilidade, pois uma estrutura pode ter vida útil de até 50 anos. A segurança também é maior, visto que o concreto aumenta a adesão dos pneus no momento da frenagem. A estrutura desse material suporta maior carga e tráfego e tem maior refletividade da luz, ocasionando menos instalações de postes de iluminação. Além disso, estudos apresentados pelo engenheiro mostram que o consumo de combustível pode ser menor e o material evita ainda a formação das chamadas ilhas de calor, emitindo menos CO² ao meio ambiente.
Segundo ele, o México, assim como outros países latino americanos, já estão utilizando a solução em maior quantidade, mas ainda é necessário difundir e fomentar mais o uso do concreto para a pavimentação. “Estudos indicam que o que parece caro no início pode ter um ótimo custo-benefício lá na frente, pois os reparos e reformas são menores do que as realizadas obrigatoriamente no asfalto”, avaliou Inzunza.
Outro assunto discutido nos eventos de conteúdo do Concrete Show foi a utilização de novas argamassas como alternativas para o uso do gesso. O engenheiro Carlos Eduardo Carbone, que participou das palestras, apresentou um novo tipo de argamassa que vem sendo utilizada no exterior: a Skin Coat (Massa Niveladora). Trata-se de um produto mais resistente para acabamento fino, feito em milímetros. É uma argamassa de baixa espessura, aderente ao concreto e ao bloco, sem necessidade de chapisco, além de ser de fácil aplicação, podendo ser usada com máquinas ou de forma manual.
As vantagens da massa niveladora também incluem a alta resistência à umidade, retenção de água, textura lisa como argamassa, fácil lixamento e baixo módulo de elasticidade. “Ela pode ser uma alternativa ao gesso, para operadores que não se dão bem com o produto. Até os anos 1960, as paredes internas das construções eram revestidas com argamassa e cal, porém com a chegada do gesso na década seguinte a argamassa perdeu espaço. Agora é possível um acabamento fino e delicado com esse tipo de massa niveladora”, explicou Carbone.
12º Concrete Show
Data: De 14 a 16 de agosto de 2019.
Horário: Dia 14 – Das 13 às 20 horas / Dias 15 e 16 – Das 10 às 20 horas.
Local: São Paulo Expo.
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5, Vila Água Funda – São Paulo-SP.
Assessoria de Imprensa – Concrete Show 2019
Conteúdo Empresarial – Comunicação Integrada
11 – 3230-7434 / 13 – 99201-9564
Sobre o Concrete Show – www.concreteshow.com.br
Único evento da América Latina a reunir toda a cadeia produtiva do concreto, o Concrete Show chega à 12ª edição em 2019. Realizado há mais de 10 anos, reúne, anualmente, mais de 350 marcas expositoras ao longo de três dias de evento, com soluções de mais de 50 segmentos: desde equipamentos para terraplenagem, canteiros de obras e projetos estruturais, até tecnologias de ponta para a cadeia produtiva do concreto. Reconhecido como um dos mais importantes pontos de encontro da construção civil, neste ano o evento já tem data marcada e acontece de 14 a 16 de agosto no São Paulo Expo, em São Paulo (SP), organizado pela Informa Markets – que em junho de 2018, tornou-se o grupo líder em serviços de informações B2B e o maior organizador de eventos B2B no mundo.
Sobre a Informa Markets
A Informa Markets cria plataformas para indústrias e mercados especializados para fazer negócios, inovar e crescer. Nosso portfólio global é composto por mais de 550 eventos e marcas internacionais, sendo mais de 30 no Brasil, em mercados como Saúde e Nutrição, Infraestrutura, Construção, Alimentos e Bebidas, Agronegócio, Tecnologia e Telecom, Metal Mecânico, entre outros. Oferecemos aos clientes e parceiros em todo o mundo oportunidades de networking, de viver experiências e de fazer negócios por meio de feiras e eventos presenciais, conteúdo digital especializado e soluções de inteligência de mercado, construindo uma jornada de relacionamento e negócios entre empresas e mercados 365 dias por ano. Para mais informações, visite: www.informamarkets.com.
Por Michel Penna
Imagem: Albert Caballe Marimon