Em estudo, o Boston Consulting Group discute aumento da população mundial, mudanças de hábitos alimentares e a necessidade de produzir alimentos de forma sustentável
A população mundial deve aumentar para quase 10 bilhões até 2050 e uma das questões que emergem é a necessidade de produzir alimentos suficientes de forma sustentável. A ação, aponta o estudo “True Cost of Food”, do Boston Consulting Group (BCG), exige limitar os efeitos adversos das atividades agrícolas – e do sistema alimentar como um todo – sobre o meio ambiente e o clima.
A questão se tornou ainda mais relevante com a pandemia global de coronavírus. A escassez de mão-de-obra, o fechamento de fronteiras e as interrupções na cadeia alimentar global deixaram bem clara a importância estratégica da agricultura. Além disso, a pesquisa ressalta que os consumidores mudaram seus hábitos de alimentação devido ao isolamento e passaram a comprar mais frutas e vegetais frescos.
Essas mudanças aumentam a intensidade das atividades agrícolas e geram mais riscos para o meio ambiente. Por isso, o estudo destaca a importância de reduzir, na medida do possível, os efeitos negativos da agricultura – na terra, ar, água e solo, na biodiversidade e também na vida dos produtores – e encontrar maneiras de compensar os demais impactos prejudiciais.
No entanto, a adoção de uma produção agrícola mais sustentável exigirá mudanças significativas nos alimentos e na maneira como são cultivados, distribuídos e vendidos. O BCG destaca que é necessário reduzir os custos ambientais, limitar os custos econômicos e sociais e desenvolver políticas e regulações.
Para garantir que as práticas agrícolas sejam verdadeiramente sustentáveis, os países devem encontrar o equilíbrio certo entre objetivos ambientais, econômicos e sociais. Algumas nações já estão começando a avaliar e reduzir o impacto ambiental negativo da agricultura. Na Alemanha, por exemplo, o BCG identificou que a indústria agrícola representa uma pequena proporção da economia geral do país. Ela foi responsável por 21 bilhões de euros, ou apenas 0,7% do PIB em 2018.
Sobre o Boston Consulting Group
O Boston Consulting Group atua em parceria com lideranças empresariais e sociais, ajudando-as a enfrentar os mais importantes desafios e capturar as melhores oportunidades. O BCG foi pioneiro em estratégia de negócios quando foi fundado, em 1963. Hoje, ajudamos nossos clientes com total transformação, inspirando mudanças complexas, permitindo o crescimento das organizações, construindo vantagem competitiva e gerando resultados de impacto.
Para ser bem-sucedidas, as organizações precisam combinar recursos digitais e humanos. Nossas equipes globais são pautadas pela diversidade e têm profundo conhecimento técnico-funcional em diferentes indústrias, além de múltiplas perspectivas que estimulam a mudança. O BCG ajuda a solucionar desafios por meio da prestação de serviços de consultoria estratégica de ponta, aliada à tecnologia, design, corporate e digital ventures – além de propósito de negócios. Trabalhamos com um modelo colaborativo único que gera resultados e permite a nossos clientes prosperar. Para mais informações, acesse https://www.bcg.com
Por Fabiana Andrade
Imagem: Ilustração
Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail [email protected] ou entre em contato pelo (41) 3235.5015.