Em 2020, o personagem foi escolhido pela Mauricio de Sousa Produções para participar da Hora do Planeta
Um dos personagens mais carismáticos da turminha foi o escolhido pela MSP para unir forças ao WWF-Brasil (World Wide Fund for Nature) em apoio à Hora do Planeta. Já conhecido como embaixador da proteção das nascentes do Pantanal, Chico Bento é, desde 2014, um importante aliado da organização na conscientização sobre a conservação da natureza.
O tradicional movimento de apagar as luzes durante uma hora será realizado no sábado (28), ato simbólico no qual todos são convidados a mostrar sua preocupação com ou emergência climática. Normalmente, o ato é acompanhado de ações educativas como exposições, oficinas e peças de teatro, mas este ano será diferente, todos os atos promovidos pelo WWF-Brasil serão realizados totalmente online, em respeito às diretrizes globais de saúde, garantindo a segurança sanitária de todos.
A ideia é oferecer às prefeituras, empresas, grupos e indivíduos novas formas de manifestarem sua preocupação pela vida do planeta. E, como muitos estão de quarentena, nada melhor do reforçar a ação de apagar as luzes em casa. Todos serão incentivados a gravar um vídeo, boomerang ou fazer um gif do apagar das luzes e postar em suas redes às 20h30, com a hashtag do movimento #HoraDoPlaneta. O WWF-Brasil também migrou toda a programação para a internet, promovendo o Festival Digital Hora do Planeta, com 12 horas de programação online para os mais diversos públicos. (Veja a programação completa em http://bit.ly/ProgramacaoFdHP)
Para Mônica, diretora executiva da Mauricio de Sousa Produções, participar de ações como esta reforçam o compromisso da empresa com o meio ambiente e a qualidade de vida das pessoas. “Por meio de nossas histórias em quadrinhos, animações e ações digitais, a MSP sempre tem se mostrado uma aliada, cada vez mais efetiva, na conscientização das famílias sobre a importância de preservação do meio ambiente e, consequentemente, do planeta em que vivemos. Por isso, nos unimos a esse icônico movimento pela segunda vez”, destaca a executiva.
“Mais importante do que nunca estarmos conectados com as pessoas que amamos – de maneira segura e seguindo as orientações dos órgãos de saúde – e com o nosso planeta. Precisamos ser solidários e resilientes. Por isso, optamos por fazer a Hora do Planeta deste ano completamente digital pois precisamos seguir pressionando governos e empresas para agirem em nome de um futuro sustentável. Sabemos que Juntos É Possível”, afirma Gabriela Yamaguchi, diretora de Sociedade Engajada do WWF-Brasil. “É uma honra ter o Chico Bento, e a Mauricio de Sousa Produções, conosco.”
Sobre a Mauricio de Sousa Produções
A Mauricio de Sousa Produções é uma das maiores empresas de entretenimento do Brasil, responsável por uma das marcas mais admiradas do país, a Turma da Mônica. A MSP investe em inovação e produz conteúdos em todas as plataformas com a mais alta tecnologia, alinhando educação, cultura e entretenimento. A empresa é signatária dos princípios de empoderamento das mulheres, plataforma da ONU Mulheres e Pacto Global. No licenciamento, trabalha com 150 empresas que utilizam seus personagens em mais de 4 mil itens. A presença da marca na plataforma Youtube já passou de 13 bilhões de views, sendo a maior audiência para Mônica Toy, conteúdo desenvolvido exclusivamente para esta plataforma; além do engajamento e interações orgânicos com os fãs em mídias sociais. Na área editorial, possui um dos maiores estúdios do setor no mundo, com 400 títulos de livros e mais de um bilhão de revistas vendidas, ambos responsáveis pela alfabetização informal de milhões de brasileiros.
Sobre a Hora do Planeta
É o principal movimento ambiental global do WWF. Nascida em Sydney em 2007, a Hora do Planeta cresceu e se tornou um dos maiores movimentos de base do mundo para o meio ambiente, inspirando indivíduos, comunidades, empresas e organizações em mais de 180 países e territórios a tomar ações ambientais tangíveis por mais de uma década.
Historicamente, a Hora do Planeta se concentrou na crise climática, mas, mais recentemente, a Hora do Planeta se esforçou para trazer à tona a questão premente da perda da natureza. O objetivo é criar um movimento global em defesa da natureza, como aconteceu quando o mundo se uniu para enfrentar as mudanças climáticas. O movimento reconhece o papel das pessoas na criação de soluções para os desafios ambientais mais prementes do planeta e aproveita o poder coletivo de seus milhões de apoiadores para promover mudanças.
Sobre o WWF-Brasil
O WWF-Brasil é uma organização não-governamental brasileira e sem fins lucrativos que trabalha para mudar a atual trajetória de degradação ambiental e promover um futuro onde sociedade e natureza vivam em harmonia. Criada em 1996, atua em todo Brasil e integra a Rede WWF. Apoie nosso trabalho em wwf.org.br/doe
Por Máquina Cohn & Wolfe | Mauricio de Sousa Produções