Programa melhora a educação e acesso ao saneamento para mais de 270 mil vidas na América Latina
A falta de saneamento básico é um problema que afeta cerca de 2 bilhões de pessoas em todo o mundo, de acordo com o relatório mais recente da Organização Mundial de Saúde / UNICEF*, sendo caracterizado como um dos principais problemas de saúde e desigualdade hoje em dia. É por isso que a Kimberly-Clark está comprometida em fazer a diferença por meio de seu programa global de saneamento, o ” Toilets Change Lives ” , que no Brasil recebeu o nome de “Banheiros Mudam Vidas” .
O programa, que comemora seu aniversário de cinco anos neste mês, vem criando mudanças positivas em saneamento por meio da conscientização do consumidor, parcerias com clientes e ONGs, incluindo Water For People , Instituto Iguá e Unicef e ativações locais que levam banheiros, educação sobre higiene e acesso à água potável para comunidades de todo o mundo.
“O programa ‘Toilets Change Lives’ não apenas permite conectar-nos com nossos consumidores, mas também traz a questão do saneamento em primeiro plano e ajuda a financiar programas que potencialmente salvam vidas e que ajudam a melhorar as condições de vida das comunidades mais vulneráveis”, disse Sergio Cruz, Presidente da Kimberly-Clark para América Latina. “Ao celebrarmos esse importante marco do programa, assim como o trabalho de nossas equipes e marcas, queremos reforçar nosso compromisso de criar um impacto positivo com o saneamento”.
O ‘Toilets Change Lives’ está presente em 8 mercados globalmente e oferece serviços de saneamento em 7 países. O programa foi lançado pela primeira vez na América Latina na Bolívia, em 2015. Desde então, a iniciativa continua a se expandir na região e atualmente atinge mais de 270.000 pessoas na Bolívia, Peru, Nicarágua, Guatemala, Honduras e Brasil.
Como parte do ‘Toilets Change Lives’, a Kimberly-Clark incentiva seus funcionários a se engajarem. Recentemente, patrocinou o “Dias de Saneamento” no Peru, Bolívia, Guatemala e Honduras para levar educação às crianças e reformar os banheiros das escolas. No Brasil, mais de 60 colaboradores voluntários participam do projeto.
Por meio do projeto, a Kimberly-Clark também lidera esforços de saneamento destinados a levar apoio, educação e melhorias às comunidades. Este ano, a empresa lançou por meio da marca Neve® e em parceria com a consultoria Sense-Lab, o primeiro programa de aceleração no Brasil que incentiva iniciativas inovadoras focadas em soluções para o saneamento no país. Dez iniciativas foram selecionadas para participar de “Neve – O Desafio” e quatro delas receberão um investimento-semente dz para desenvolver suas ideias.
“Tudo o que fazemos na Kimberly-Clark Brasil está ligado à nossa visão de liderar o mundo no que é essencial para uma vida melhor. Estamos comprometidos a fazer uma mudança positiva para as gerações futuras e melhorar as comunidades nas quais trabalhamos e vivemos. Sabemos que no Brasil, metade da população não tem acesso completo a saneamento básico. Isso significa uma grande quantidade de pessoas expostas a problemas de saúde e desigualdade. Por isso, nos inspiramos diariamente na estratégia de sustentabilidade da companhia, Sustainability 2022, para seguir contribuindo com esse trabalho no Brasil”, comenta Gustavo Schmidt, CEO da Kimberly-Clark Brasil.
“Temos uma conexão inerente ao saneamento – nossos produtos são essenciais para uma vida melhor e agradecemos os parceiros e funcionários que compartilham nossa crença de que todos merecem um futuro com mais higiene e saúde e que ajudaram a tornar este programa um sucesso”, disse Paula Valverde, Gerente de Marca para área de Cuidados Familiares na América Latina.
A Kimberly-Clark é membro fundador da Toilet Board Coalition, um grupo de empresas líderes, agências governamentais, especialistas em saneamento e organizações sem fins lucrativos, que visa transformar sistemas de saneamento com custo público inacessível para muitas comunidades em uma oportunidade de negócio, desenvolvendo soluções comercialmente sustentáveis e escaláveis para a crise de saneamento.
Para saber mais sobre o programa “Toilets Change Lives”, visite http://www.sustainability2022.com/our-stories/toilets-change-lives. Para mais informações sobre os objetivos de Impacto Social da Kimberly-Clark, visite http://www.sustainability2022.com.Para conhecer o programa de empreendedorismo social que está em desenvolvimento no Brasil acesse http://www.banheirosmudamvidas.com.br/desafio.
Sobre a Toilet Board Coalition
A Toilet Board Coalition e seus membros estão trazendo soluções empresariais pioneiras para enfrentar uma das crises mais preocupantes do mundo, o acesso universal ao saneamento (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6.2). Ao fazer isso, desbloquearemos um sistema cheio de recursos naturais e biológicos, além de informações sobre saúde e comportamento humano, que foram praticamente inexploradas. Nossa ambição é transformar os sistemas de saneamento de um custo público inacessível para uma oportunidade de negócio inexplorada.
Sobre a Kimberly-Clark
A Kimberly-Clark (NYSE: KMB) e suas marcas de confiança são uma parte indispensável da vida de pessoas em mais de 175 países. Impulsionados pela engenhosidade, criatividade e compreensão das necessidades mais essenciais das pessoas, criamos produtos que ajudam os indivíduos a experimentar mais do que é importante para eles. Nosso portfólio de marcas, incluindo Huggies, Kleenex, Scott, Kotex, Cottonelle, Poise, Depend, Andrex, Pull-Ups, GoodNites, Intimus, Snow, Plenitud, Viva e WypAll, detem a posição de compartilhamento números 1 ou 2 em 80 países. Utilizamos práticas sustentáveis que apoiam um planeta saudável, construímos comunidades mais fortes e garantimos que nosso negócio prospere nas próximas décadas. Para acompanhar as últimas notícias e saber mais sobre a história de 147 anos de inovação da empresa, acesse kimberly-clark.com ou siga-nos no Facebook ou no Twitter.
Sobre Banheiros Mudam Vidas
A K-C já atua globalmente na área do saneamento desde 2015. No Brasil, o projeto Banheiros Mudam Vidas foi lançado por Kimberly-Clark, por meio de sua marca Neve®, em 2016. A primeira etapa do projeto foi realizada na Amazônia, em parceria com o UNICEF e impactou 230 mil pessoas
Em 2017, foi lançada a segunda etapa, um piloto da marca apoiando o empreendedorismo social. Na época, foi selecionado um projeto que tratou de criar uma tecnologia de sanitário seco adaptada aos diversos climas e regiões do Brasil. Foram implementados 18 banheiros durante a iniciativa.
Sobre Neve®
Neve® é a marca brasileira de papel higiênico da Kimberly-Clark, há mais de 50 anos reconhecida por sua tradição e pioneirismo. Líder no segmento, tem como missão oferecer produtos de alta qualidade concentrando esforços em inovação e responsabilidade socioambiental. Seu portfólio conta com papéis de folha dupla, tripla, linha premium, perfumados e lenços umedecidos. Para saber mais sobre a marca, acesse o site marcaneve.com.br e siga o perfil no Facebook .
Sobre Sense-Lab
O Sense-Lab é uma organização que trabalha a estratégia e a inovação com foco em desenvolver as organizações, sistemas e lideranças necessárias para enfrentar os principais desafios coletivos da atualidade. Tem os Negócios de Impacto Socioambiental como um de seus principais eixos de atuação, apoiando empresas, institutos, fundações e outras organizações na busca, seleção e apoio a negócios de impacto, ou até mesmo na estruturação de programas de incubação e aceleração de negócios.
Sobre o Instituto Iguá
O Instituto Iguá de Sustentabilidade nasceu da intenção da Iguá Saneamento em fazer a diferença no setor, promovendo a ampliação do impacto social dessa atividade. Para isso, assumiu uma missão ambiciosa: contribuir para a universalização do saneamento no Brasil, por meio da promoção da inovação e da educação para o desenvolvimento sustentável. A entidade compreende que atuar no saneamento vai muito além de tratar e fornecer água e coletar e tratar o esgoto. Significa levar dignidade, saúde e perspectiva de futuro para milhares de brasileiros. O Instituto Iguá é uma associação sem fins lucrativos, de direito privado, que nasceu de forma independente e atua de forma multisetorial, reunindo esforços de diversas empresas e organizações para a causa do saneamento.
Por Andressa Rodrigues
Imagem: Divulgação