A Veracel Celulose foi reconhecida pelo Guia Exame de Compliance como a empresa que adota as melhores práticas de compliance no setor de papel e celulose. A primeira edição da premiação, realizada em parceria com o Instituto FSB e a Fundação Dom Cabral, avaliou 298 companhias de diversos setores, destacando a atuação de 39 delas. O prêmio é fruto da adoção de boas práticas de negócio, que estão refletidas no propósito, descritas e formalizadas a todos no Código de Conduta da Veracel, e ganharam ainda mais força em 2015, com a estruturação da área de compliance na companhia. Alguns itens avaliados pela publicação foram: ligação direta com o conselho de administração, canal de denúncias, treinamento de compliance para os fornecedores, programa de compliance analisado por auditoria externa, entre outros.
Baseado em um modelo integrado, o programa implementado pela Veracel busca o envolvimento de toda a empresa na disseminação da cultura de ética corporativa. “Para nós, o compromisso com a ética e a boa conduta é de responsabilidade de todos os colaboradores e não apenas da área”, afirma Rodrigo Louzada de Carvalho, gerente de auditoria interna e compliance da Veracel.
Multiplicadores de boas práticas – Além de estabelecer diretrizes para monitorar, detectar e evitar atividades impróprias, a área utiliza várias abordagens para sensibilizar e capacitar seus funcionários, como comunicados internos e treinamentos presenciais e online. Em agosto deste ano, foi iniciado o Programa de Embaixadores da Boa Conduta, no qual colaboradores de diferentes departamentos discutem temas ligados a compliance e atuam como multiplicadores de boas práticas. Os líderes também exercem um papel importante no engajamento de suas equipes, reforçando a importância de ações responsáveis, seja dentro ou fora da empresa. “Não se trata só de aplicar e seguir regras. A ética tem que fazer parte dos princípios morais, tem que estar enraizada na cultura e fazer parte do cotidiano de cada um”, declara.
A conformidade com as normas do negócio não se limita aos colaboradores diretos. O cumprimento dos requisitos legais e das políticas do setor como um todo são igualmente importantes para as empresas que prestam serviço à Veracel, que também são convidadas a participar dos workshops organizados pela área de compliance. Atenta aos parceiros de negócios, o programa é compartilhado com os fornecedores para que “estejam cientes e comprometidos com as boas práticas e valores da companhia”.
Considerado cada vez mais necessário para a construção reputacional, o compliance têm influência direta na reputação das companhias. “Um programa sólido resulta em ganhos muito importantes, pois impacta na percepção da sociedade, na confiança dos acionistas e na sustentabilidade dos negócios”, avalia Carvalho.
Sobre a Veracel
Instalada em Eunápolis, desde 1991, a Veracel é um empreendimento agroindustrial que integra operações florestais, industriais e de logística. A capacidade de produção anual da empresa é de 1,1 milhão de toneladas de celulose branqueada de eucalipto, atingindo em maio deste ano a marca de 15 milhões de toneladas produzidas. A atual configuração da base florestal da Veracel mantém um hectare protegido ambientalmente para cada hectare de plantio de eucalipto.
Por Patrícia Dantas
Imagem: Germano Luders