A cultura organizacional é o conjunto de princípios e valores, normais e ideais que grupos seguem para atingir seus principais objetivos. Esse termo é extremamente valorizado no contexto empresarial, já que reflete não apenas a identidade de uma empresa, como também suas características únicas.
Ética, competência, respeito ao meio ambiente, valorização do cliente, responsabilidade social e positividade são alguns dos princípios valorizados na cultura organizacional de uma empresa hoje em dia.
Dentro desse tema, surge um tripé essencial para a organização e o desenvolvimento empresarial: a missão, a visão e os valores da empresa. A Montana Química, que esse ano completou 65 anos de atividade, reformulou esses conceitos, com o objetivo de normatizar sua nova cultura organizacional, fiel às suas origens e aos seus objetivos, sempre em busca da excelência.
A missão de uma empresa é o que ela quer oferecer a seus clientes em decorrência de sua existência. A missão da Montana é “Preservar para o Futuro” – muito além de produtos de para a preservação de madeira. Nosso trabalho diário é preservar o futuro dos nossos clientes, fornecendo produtos e serviços adequados às suas necessidades, é preservar a longevidade da Montana, atuando de forma segura, responsável e rentável, é preservar os recursos naturais em todos os nossos processos e, principalmente, preservar o valor das pessoas, cuidando e motivando os nossos colaboradores.
Já a visão da Montana (que são os objetivos a serem alcançados) é tornar-se, até 2025, uma das 100 maiores empresas fabricantes de tintas do mundo, oferecendo soluções completas para o mercado de preservação de madeira.
Por fim, os valores de uma empresa são as normas fundamentais a serem seguidas para que a organização atinja seus ideais. Aqui na Montana, temos seis valores: Satisfação do Cliente, Inovação, Melhoria Contínua, Desenvolvimento de Líderes, Comprometimento e Trabalho em Equipe.
É assim, com propósitos éticos e bem fundamentados, que a Montana e todos os seus colaboradores buscam fortalecer sua atuação no mercado, sua participação na sociedade e, acima de tudo, o seu relacionamento humano com fornecedores e clientes.
Por Thalita Munhai
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